Itupeva oferece apoio psicológico à população
Serviço gratuito integrado ao SUS está à disposição dos munícipes, mediante encaminhamento
A Prefeitura de Itupeva está oferecendo apoio psicológico à população como incentivo aos cuidados com a saúde mental.
De acordo com a coordenadora da Saúde Mental de Itupeva, Débora Chepuck Piedade, o município dispõe de atendimento psicológico em quase todas as Unidades Básicas de Saúde, serviço este integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“Esse serviço acontece na cidade há muito tempo e os pacientes são atendidos mediante encaminhamento médico e avaliação a respeito da necessidade de cada caso”
Após o encaminhamento médico, o paciente poderá ser direcionado para alguma UBS, para o Ambulatório de Saúde Mental ou até mesmo ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Os atendimentos nas UBS’s são voltados para pacientes em sofrimento mental leve. Já no Ambulatório de Saúde Mental os trabalhos são direcionados para pessoas que já possuem transtornos mentais. Por fim, o CAPS é específico para atendimento de pessoas em crises severas e agudas ou para transtornos crônicos, como, por exemplo: esquizofrenia.
“O atendimento psicológico pode ajudar muito a pessoa no processo de autoconhecimento, facilitando a maneira de lidar com sentimentos, pensamentos e comportamentos”
A campanha Janeiro Branco 2023 tem uma importância ainda maior, justamente por conta do pós-pandemia.
“Temos notado que, em virtude da pandemia, as pessoas sentiram a necessidade de manter uma boa saúde mental, para lidar com os medos e incertezas que foram fortes neste período. Por isso, nosso trabalho está à disposição dos municípes que queiram estar em dia com a sua saúde mental”
Leia mais
DISE Jundiaí descobre depósito irregular de produtos químicos em Itupeva