JundiaíMeio Ambiente

Programa Nascentes Jundiaí amplia cadastro de propriedades rurais

Prefeitura de Jundiaí oferece plantio gratuito de mudas nativas para proprietários interessados em restaurar áreas degradadas

A Prefeitura de Jundiai mantém abertas as inscrições para o Programa Nascentes Jundiaí, iniciativa voltada à recuperação ambiental de áreas degradadas e à proteção de nascentes e cursos d’água no município.

Coordenado pela Secretaria de Agronegocio Abastecimento e Turismo de Jundiai (SMAAT), o programa é voluntário e não tem custo para o produtor. Os proprietários selecionados recebem o plantio de mudas nativas gratuitamente, executado por empresa contratada pela Prefeitura, com acompanhamento técnico.

Atualmente, mais de 50 propriedades participam da ação, que soma 40 hectares em processo de restauração ambiental e cerca de 50 mil mudas já plantadas.

Foco na segurança hídrica e na Bacia do Rio Jundiaí Mirim

O programa prioriza áreas com Áreas de Preservação Permanente (APPs) desprotegidas, especialmente na região da Bacia do Rio Jundiai Mirim, principal manancial de abastecimento público da cidade.

A empresa VB Ambiental atua como parceira na captação de novas áreas para integrar o Banco de Áreas para Restauração (BARE).

Segundo o diretor do Departamento de Agronegócio, Sérgio Mesquita Pompermaier, a ampliação do programa é estratégica para fortalecer a segurança hídrica e a preservação ambiental no município. A engenheira florestal Ana Maria Martins, coordenadora do programa, destaca que novas áreas estão sendo avaliadas para ampliar os plantios.

Quem pode participar do Programa Nascentes Jundiaí

Podem aderir proprietários de áreas rurais — produtivas ou não — localizadas em zona rural ou urbana, que possuam nascentes, cursos d’água ou áreas com potencial para revegetação.

Para se inscrever, é necessário apresentar cópia do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na SMAAT, no Paço Municipal, e preencher o termo de adesão. Após a inscrição, a área passa por avaliação técnica, com elaboração de mapa georreferenciado e diagnóstico ambiental para possível inclusão no Banco de Áreas para Restauração.

Além de contribuir para a preservação ambiental, a iniciativa pode valorizar a propriedade rural ao promover equilíbrio ecológico e sustentabilidade a longo prazo.

Como obter informações

As inscrições são permanentes. Informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4589-8581 e (11) 97155-0537, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

LEIA MAIS

Em que pé estão as obras da UBS Tamoio em Jundiaí? Ampliação avança e vai dobrar capacidade de atendimento

Isenção de IPTU 2026 em Campo Limpo Paulista: aposentados e beneficiários do BPC podem solicitar até 20 de fevereiro

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios