JustiçaPolítica

Mendonça penaliza Flávio por promover conteúdo negativo sobre Lula

Mendonça impõe multa de R$ 5 mil a Flávio Bolsonaro por impulsionar propaganda negativa contra Lula em desacordo com a legislação eleitoral

No cenário acirrado das eleições, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), impôs uma multa de R$ 5 mil ao presidenciável Flávio Bolsonaro nesta segunda-feira (5). A penalidade se deve ao impulsionamento irregular de uma propaganda negativa direcionada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que busca a reeleição.

A peça publicitária em questão traz uma imagem de Flávio Bolsonaro acompanhada da identificação de sua candidatura e uma mensagem que afirma: “Lula abandonou o Brasil. Mas nós vamos resgatar o País e os brasileiros do buraco em que ele nos jogou. Nós vamos proteger o trabalhador, nós vamos proteger as mulheres, nós vamos proteger as crianças. E podem ter certeza, o Brasil vai vencer!”.

O ministro fundamentou sua decisão em um parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), que argumentou que “a mensagem toma a rejeição ao candidato adversário como premissa e fundamento persuasivo para a promoção da própria candidatura”. Para Mendonça, a Lei das Eleições estabelece que o impulsionamento de conteúdo eleitoral deve ter a finalidade de promover candidatos ou suas agremiações, e não de atacar adversários.

A defesa de Flávio Bolsonaro, por sua vez, alegou que a mensagem se tratava apenas de um “mero juízo político”, destacando que a crítica ao presidente Lula ocupava uma pequena parte do texto, sendo a maioria voltada a aspectos positivos do candidato. Apesar da multa, o ministro não considerou necessário solicitar a remoção do conteúdo questionado, porém, ele interditou Flávio de realizar novos impulsionamentos com mensagens de teor similar.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios