JundiaíSaúde

Helicóptero da PM capta órgãos em Jundiaí

O helicóptero da PM usou o heliponto da Prefeitura de Jundiaí para captar órgãos. A aeronave saiu de São Paulo e se deslocou até a cidade para levar órgãos de um jovem doador para São Paulo. Com isso, do hospital São Vicente os órgãos foram transportados para o Incor na capital.

O uso do helicóptero é a garantia de que o transplante tenha grande chances de dar certo. Desta forma, o transporte é feito num tempo muito pequeno, isso garante a preservação dos órgãos.

Com o uso do equipamento em menos de 1 hora os órgãos estarão no hospital na capital, nas mãos dos médicos para o transplante.

Vantagens

O helicóptero da PM capta órgãos em Jundiaí com frequência. Além da excelência do serviço prestado pelo Hospital São Vicente as condições favorecem o êxito do trabalho. A distância do Hospital São Vicente ao heliponto é pequena .. vencida em poucos minutos e o resto do percurso também é percorrido em outros poucos minutos. Por isso o helicóptero da PM é visto com frequência em Jundiaí.

Até o dia 5 de agosto deste ano o São Vicente havia feito 5 captações de órgãos. Para receber um transplante os pacientes precisam aguardam na fila do Ministério da Saúde (MS), atualmente são quase 50 mil pessoas.

Um ponto importante a ser levando em consideração é que, em meio à pandemia do novo coronavírus, algumas mudanças foram estabelecidas pelos órgãos competentes para garantir maior segurança no processo de busca de possíveis doadores, captação e transplante.

Há uma triagem do potencial doador que visa ter certeza de que o paciente não é suspeita ou infecção confirmada pela covid-19. Também são realizados vários exames pelos órgãos capacitados para descartar doenças infectocontagiosas.

Todas essas medidas devem ser adotadas de forma rápida e eficiente, assim como o amparo e a conversa com a família. Cada órgão possui um tempo de isquemia, ou seja, em que ele pode ser retirado e transplantado em um outro paciente. No caso do rim, são 48 horas e no caso do fígado 12 horas.  É por isso, que a doação de órgãos é um ato nobre, que salva vidas e que precisa ser conversado sempre.

 

leia também

http://www.incor.usp.br/sites/incor2013/

Alerta para o golpe do boleto falso

Governo economiza R$ 1 bilhão com trabalho remoto de servidores

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios