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Recalls de veículos tem crescimento de 20%

Consumidores reclamaram dos airbags

Após agosto ter sido considerado um mês tranquilo, com apenas cinco campanhas de recall no país, setembro registrou o maior número do ano. Ao todo foram dez campanhas, superando os meses de janeiro, junho e julho, que tiveram nove cada um.

Segundo dados da Papa Recall, aplicativo que alerta os motoristas a respeito de recall, nas dez campanhas de setembro, foram 17 modelos de cinco marcas diferentes envolvidos. Geralmente as montadoras alemãs que são as mais envolvidas em recalls no país. Mas no mês passado, foram as francesas Citroën e Renault que mais se destacaram.

O caso das airbags foi o principal assunto nas campanhas divulgadas na T. Os modelos Citroën foram os mais utilizados.O CEO da Papa Recall fez um comparativo destas recall. “Realmente, este mês de setembro foi atípico, comparando tanto com agosto quanto com o mesmo período no ano passado. Em relação a setembro de 2019, houve alta de 20% no número de campanhas”, afirma Vinícius Melo, CEO da Papa Recall.

O número elevado de campanhas fez com que as montadoras ficassem cientes dos problemas a serem corrigidos e que façam a sua parte para que as pessoas possam dirigir com total segurança. A divulgação na grande mídia precisa ser ampliada, assim como os motoristas devam ter mais cuidado na direção.

Ranking dos recalls de setembro:

1º: Citroën – 4 campanhas (todas sobre o sistema de airbags)

2º: Renault – 2 campanhas (não conformidade no diâmetro do orifício de alimentação de óleo e fechadura do capô); e Ram – 2 campanhas (reprogramação do módulo eletrônico de controle de transmissão e degrau retrátil da caçamba)

3º: Mercedes-Benz – 1 campanha (controle de estabilidade); e Volvo – 1 campanha (reaperto da porca do braço do limpador de para-brisa)

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