GeralJundiaí

‘Jundiaí Empreendedora” terá metodologia do Sebrae

A nova fase do “Jundiaí Empreendedora”, programa lançado pela Prefeitura no ano passado para enfrentamento dos impactos econômicos da pandemia, passará a contar este ano com metodologia do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O Programa de Desenvolvimento Local (PDL) da organização foi apresentado pelo gerente regional da unidade de Jundiaí, Marcelo Paranzini, a representantes da Prefeitura em reunião na Sala de Situação do Paço Municipal na tarde desta segunda-feira (11).

Entre esta, que não terá contrapartida financeira do Município, e outras iniciativas, o Sebrae tem como estimativa para investimentos este ano em Jundiaí o aporte mínimo de mais de R$ 1,8 milhão. Após análise jurídica e montagem de protocolo de intenções, a Prefeitura deve assinar o termo de adesão ainda neste mês.

Metodologia traz um trabalho mais efetivo

Para o gestor da Unidade de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a novidade traz para o empreendedor jundiaiense um planejamento de ações que vai ao encontro do perfil do Município. “Quando a Prefeitura lançou o ‘Jundiaí empreendedora’, assumimos o compromisso de fazer uma segunda versão ainda mais elaborada. No ano passado o objetivo principal era mitigar os impactos negativos na economia. Nossa intenção agora é partir para uma etapa de recuperação da economia. E, com a metodologia do Sebrae, poderemos fazê-lo com um plano customizado para a vocação de Jundiaí”.

Marcelo Paranzini apresentou a metodologia. “O PDL foi pensado para integrar três atores – o Sebrae, a Prefeitura e a Governança –, que atuam no aumento da competitividade dos negócios e do Município, no aumento do crescimento perene e constante da economia e no aumento da sustentabilidade. Ele trabalha a vocação regional para fomentar e desenvolver os negócios, criando um ecossistema empreendedor, com o foco não em ações pontuais, mas nos resultados, que são previstos para concretização em um ano”, apresentou o gerente da unidade de Jundiaí, acompanhado de gestores e consultores da entidade.

Foram também apresentados os nove passos que compõem a metodologia PDL, que começam com o levantamento de dados e outros mapeamentos, até a criação de agenda com a Governança, implementação de ações, medição de resultados e apresentação de resultados finais. “Municípios vitoriosos são aqueles que evidenciam seus resultados com indicadores finalísticos. E como prêmio, existe ainda a possibilidade de premiar o chefe do Executivo com o prêmio Prefeito Empreendedor”.

A Prefeitura vai analisar o termo de adesão e para que a metodologia possa ser integrada as iniciativas.

Sebrae já participa de ações na Prefeitura

Atualmente, a TVTEC e o Fundo Social de Solidariedade (Funss) já possuem parcerias com o Sebrae. Os orgãos foram representadas no encontro, respectivamente, pela superintendente Mônica Gropelo e pela diretora Francine Picardi. Nos cursos de profissionalização oferecidos pela Prefeitura tanto na TVTEC quanto no Funss, os alunos já recebem do Sebrae aulas de gestão e de vendas. Sendo assim, tornando-se também aptos para pleitear créditos junto à entidade.

Também participaram do encontro o gestor-adjunto de Governo da UGGF, Jones Martins; os gestores da UGDECT, Cristiano Lopes, e de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Roberto Araújo; o diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Amauri Marquezi de Luca; e Daniele Ruiz, da Rede Jundiaí de Cooperação.

 

LEIA TAMBÉM

Veja calendário de pagamento do IPVA em SP

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios