
Nesta semana, a Guarda Municipal de Jundiaí passa a contar com o reforço de mais agentes. Mais 17 integrantes foram anunciados e assim a corporação chegou a 370 guardas que irão reforçar ainda mais a segurança da cidade.
O grupo foi formado pelo Centro de Instrução e Formação, mas já começaram os trabalhos nas áreas de atuação, como o patrulhamento do Centro Seguro. Além disso, realizam a escolta das doses de vacina contra a COVID-19 até os locais de vacinação.
Investimentos
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, destaca os investimentos realizados na corporação. “A contratação de novos agentes para a Guarda Municipal de Jundiaí soma-se a outros investimentos, que vão desde a formação continuada de seus integrantes até a integração das forças policiais e as aquisições importantes para o fortalecimento do patrulhamento preventivo”.
Em dois anos, 40 novos guardas foram contratados a partir deste concurso aberto em 2019. Como explica o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno. “Há muitos guardas afastados e outros tantos se aposentando. Se faz necessário essa reposição e quem ganha com isso é a população que terá mais guardas no patrulhamento”.
A gestora da Unidade de Segurança Municipal, Coronel PM Carla Basson, destacou os investimentos que o governo municipal vem realizando nesses últimos anos na segurança do município. “A formação de novos guardas municipais fortalece toda a estrutura da segurança pública no município aliado às ações e medidas preventivas junto à sociedade como já estamos fazendo através dos nossos programas que estão em execução que são a Guardiã Maria da Penha, Anjos da Guarda e Bairro Seguro”, comenta a gestora.
Mais segurança
Operado pelo Centro de Controle Operacional e pelas equipes de inteligência da corporação, a Guarda Municipal de Jundiaí conta ainda com sistema de vigilância por câmeras de monitoramento, que tem auxiliado na solução de casos e colaborado com a atuação de outras corporações, como a Polícia Civil.
No total, são 187 câmeras próprias, instaladas em pontos estratégicos, sendo 102 câmeras OCR para a leitura de placas de veículos e outras 85 de monitoramento. Além disso, mais 60 câmeras deverão ser instaladas na região do Jardim Santa Gertrudes, Vila Comercial, Vila Maringá e Serra do Japi.
Outras iniciativas foram desenvolvidas nos últimos anos, como a assinatura, em junho de 2019, do convênio com o Ministério Público instituiu ainda a criação da Patrulha Guardiã Maria da Penha, com a finalidade de acompanhar as mulheres vítimas de violência doméstica através de medidas protetivas encaminhadas pelo Judiciário.
Leia também