Nesta terça-feira (25), as aulas presenciais voltaram a ser realizadas em Itupeva. Mas devido a situação da pandemia do coronavírus, o ensino presencial é parcial e não obrigatório para os estudantes. Dessa forma, as aulas remotas continuarão ocorrendo.
A Prefeitura explica que desde sexta-feira (21) está fazendo uma série de reuniões com os pais e responsáveis. São apresentados os detalhes do Programa Retornando com Responsabilidade e esta volta será de forma parcial, escalonada, gradual e não obrigatória.
A diretora da Emefei Prefeito José de Oliveira, no Residencial Pacaembu I, Miriam Brunelli, explicou aos pais e responsáveis sobre o período de aula, que, a partir de agora, terá aumento de uma hora e meia. “Para os pais que aderiram ao retorno, detalhei sobre o novo período. Na parte da manhã, as aulas ocorrerão das 7 às 10h30 e no período da tarde, das 12h30 às 16 horas”, comentou.
As medidas de proteção nas escolas
A Prefeitura de Itupeva explica que em todas as unidades escolares haverá período de alimentação. Logo pela manhã, um lanche será distribuído às crianças. Por volta das 10 horas, a merenda (almoço) será servida. “Já no período da tarde, a partir das 12h30, os alunos serão recepcionados com o almoço e, no fim do período, terão um lanche”, disse Miriam Brunelli.
Para os alunos que retornarão às unidades escolares, os profissionais de Educação serão responsáveis, logo na entrada/saída, pela aferição de temperatura de todos. As crianças vão acessar as escolas higienizando suas mãos com álcool em gel e passarão por tapetes desinfectantes. “Em cada sala de aula foi colocado um dispenser com álcool em gel. Além do que, cada sala de aula terá 35% de sua capacidade, justamente para não haver aglomeração e manter o distanciamento entre os alunos”, descreveu.
Outra adoção preventiva para o retorno das aulas é o não compartilhamento de objetos como material escolar, material esportivo (para aula de Educação Física) e brinquedos. “Também alertamos aos pais e responsáveis que não há necessidade de as crianças trazerem seus lanches, para evitar o compartilhamento. A Rede Municipal conta com nutricionistas e a alimentação nas escolas será balanceada. Sendo assim, não há necessidade de os pais enviarem alimentos para as unidades”, ressaltou Miriam.
Durante as aulas de Educação Física, o conteúdo será lúdico, para evitar o contato direto entre os alunos, preservando o protocolo sanitário e de saúde. As atividades domiciliares estarão mantidas na Rede Municipal de Ensino, tanto para os alunos que estarão presencialmente quanto para aqueles que permanecerão em suas residências. Além disso, todos os profissionais da Educação, assim como os estudantes devem usar a máscara de proteção.
LEIA TAMBÉM
Políticas públicas da infância adotadas em Jundiaí são apresentadas