PolíticaSaúde

Bolsonaro recua na desobrigação das máscaras de proteção

Quem vai decidir pelo uso são os governadores e prefeitos

Após o polêmico pedido para que o Ministério da Saúde estude o não uso da máscara para quem se vacinou contra a Covid-19 ou que já se curou da doença, o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) recuou. Nesta sexta-feira ele seguiu defendendo a desobrigação da máscara, mas falou que a decisão final é dos governadores e prefeitos.

Bolsonaro disse na quinta-feira (10) que pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um parecer para liberar vacinados e recuperados da Covid de usar máscaras. Só que a ideia foi prontamente rebatida por especialistas, que alertam que mesmo quem foi vacinado ou teve a doença pode transmitir o vírus para outras pessoas. Além disso, quem já teve Covid-19 pode ter de novo, e quem foi vacinado pode ter a doença de forma mais leve.

O presidente deu entrevista no Palácio da Alvorada e falou mais uma vez sobre o desuso da máscara. “Quem já foi infectado e quem tomou vacina não precisa usar máscara. Quem vai decidir é ele [ministro Queiroga], dar um o parecer. Se bem que quem decide na ponta da linha é o governador e prefeito, eu não apito nada. É ou não é? Segundo o Supremo, quem manda são eles. Nada como você estar em paz com a sua consciência”, afirmou.

STF

Jair Bolsonaro contou que o Governo Federal não pode liderar ações contra a Covid-19 porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que cabem aos estados e municípios o direito de tomar as medidas protetivas.

Ministros do STF vêm explicando que o argumento do presidente não tem fundamento. E que a decisão da Corte determina que a União é a responsável por coordenar as ações. Na época da decisão do STF, Bolsonaro queria derrubar medidas de uso de máscara e de isolamento social, impostas por estados e municípios.

O presidente é contra as medidas de restrição para conter a disseminação do vírus, consideradas por autoridades sanitárias do Brasil e do mundo todo como essenciais para frear o coronavírus. Ao longo de toda pandemia, o presidente vem causando aglomerações e, na maioria delas, está sem máscara.

LEIA TAMBÉM

Bolsonaro vai passear de moto pela Bandeirantes até Jundiaí

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios