EducaçãoLouveira

Aulas na rede municipal de Louveira são retomadas

Alunos, professores e funcionários terão de cumprir uma cartilha de protocolos

Nesta segunda-feira (26), as aulas presenciais na rede municipal de ensino de Louveira foram retomadas. Para estes primeiros dias, os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e das fases 4 e 5 do Educação Infantil voltaram a ter o ensino presencial. Mas uma série de medidas contra o coronavírus terão de ser seguidos.

Para isso, uma cartilha, onde os protocolos do distanciamento, uso da máscara e outras medidas terão de ser seguidas. A secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, visitou as escolas para acompanhar o retorno dos alunos e explicou como está esta volta.

“Tivemos um início tranquilo e muito organizado. Todos os profissionais passaram por formações sobre os protocolos sanitários e estão preparados para este período de transição”, afirma.

Para garantir a segurança de alunos, familiares e profissionais da Educação, a Prefeitura de Louveira implantou uma série de protocolos sanitários nas unidades escolares. As medidas têm como objetivo reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus, tanto para os alunos, quanto para professores e profissionais da Secretaria de Educação envolvidos no processo de ensino.

Os protocolos estabelecem regras para o comportamento de alunos e professores nas escolas e no transporte escolar, além de definir normas para o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). As aulas das fases 3 e 2 da Educação Infantil serão retomadas no dias 2 e 9 de agosto, respectivamente.

Confira abaixo quais são os protocolos adotados nas unidades escolares:

CAPACIDADE DE OCUPAÇÃO

As salas de aula vão funcionar neste primeiro momento com 35% da capacidade. Cada turma será dividida em três grupos, que vão se revezar entre ensino presencial e remoto durante três semanas. As aulas presenciais acontecem sempre de segunda à quinta-feira. Na quarta semana e às sextas-feiras, as aulas acontecerão online via plataforma para todos os alunos.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs)

Entre as medidas incluídas no protocolo estão o uso obrigatório de máscaras durante todo o tempo de permanência nas escolas. Além disso, deve haver a oferta de álcool em gel e do distanciamento de 1 metro a 1,5 metro entre as carteiras dos alunos.

Todos os profissionais da unidade escolar usarão máscaras e, os professores e monitores, também farão uso de face shields, que são equipamentos de proteção mais complexos adquiridos pela Prefeitura para a retomada das aulas.

Ao chegar às escolas, os alunos terão a temperatura medida por termômetro eletrônico e vão passar por um tapete com uma solução higienizadora para os calçados. Dentro das escolas, cartazes com os cuidados de proteção estarão afixados em locais visíveis, e as janelas de todas as salas devem ficar abertas para circulação de ar.

AMBIENTES COMUNS

O uso dos banheiros será monitorado pelos profissionais de Educação, assim como o momento das refeições/merenda. As crianças devem evitar compartilhar materiais e canecas/garrafas de água. Os profissionais da Educação cuidarão a orientação nesse sentido.

CUIDADOS COMEÇAM EM CASA

Uma das primeiras orientações da lista pede que as famílias não enviem para as escolas as crianças que apresentarem sintomas gripais e/ou febre. Isso ajuda a evitar risco de contágio. Nesses casos, as escolas devem ser notificadas para adoção das medidas necessárias.

TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS

A lista de ações e medidas para minimizar os riscos da Covid-19 inclui ainda o treinamento de todos os profissionais envolvidos nas ações. Ela está sendo feito nos dias que antecedem a volta às salas de aula.

“O acolhimento e o planejamento após o longo período de afastamento social são fundamentais para a construção de novos laços e parcerias com os alunos e seus responsáveis. Receber, com afetividade e atenção, bebês, crianças, jovens, familiares e equipe escolar, é um fator determinante para a segurança física e emocional de todos”, diz o material impresso utilizado no treinamento dos profissionais.

LEIA TAMBÉM

Região de Jundiaí prossegue com a vacinação contra a Covid-19

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios