
Uma semana muito especial para o primeiro grupamento feminino da Guarda Municipal de Jundiaí. O grupo completa 30 anos de existência e todas recebera uma linda e justa homenagem da Unidade de Gestão de Segurança Municipal.
Cinco guardas continuam na corporação, sendo que três delas estão em cargos de chefia. A gestora de Segurança, a coronel Carla Basson, o trabalho das guardas deve ser enaltecido. “São trinta anos de muito trabalho, período em que tiveram que superar muitas barreiras e preconceitos em setores até então formados por homens”.
Já o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, Benedito Marcos Moreno, parabenizou as guardas femininas e ressaltou a importância delas nos dias de hoje. “É fundamental o trabalho delas. Hoje temos guardas em todos os setores da GM e ainda com integrantes nas especializadas Apoio Tático e Canil”.
Uma das cinco homenageadas, Solange Bielça, hoje subinspetora e responsável pela manutenção da frota de viaturas, comenta a evolução dos trabalhos e as conquistas das mulheres dentro da corporação. “Em 1991, logo após a formação, fomos para o patrulhamento, porque o comandante da época acreditava em nosso potencial e conseguimos concluir muitas ocorrências com sucesso, sem a participação masculina”.
O advogado criminalista Dr. Tarcísio Germano de Lemos, comandante da GM em 1991, lembra como foi a formação das mulheres na GMJ. “A formação das primeiras guardas contou com aulas de Direito, defesa pessoal e tiros, e não demorou muito para efetuarem a primeira prisão, mostrando a predisposição para abordagem e detenções”.
Atualmente são 41 mulheres que trabalham na Guarda Municipal de Jundiaí. Elas são destacadas em todos os setores de trabalho da corporação.
LEIA TAMBÉM