Saúde

Brasil chega a 75% da população adulta vacinada contra a Covid-19

Média móvel de mortes diárias está em 821

Nesta sexta-feira (20), o Brasil registrou 120 milhões de pessoas da faixa adulta que já se vacinou contra a Covid-19, pelo menos com a primeira dose. Este número corresponde a 75% da população adulta. A média móvel de mortes diárias apresenta uma estabilidade de 821 óbitos.

Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é que, com a chegada de 131,4 milhões de doses em agosto e setembro, todos os brasileiros adultos estejam imunizados até o fim do próximo mês. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 53,2 milhões de pessoas já receberam a segunda dose ou a dose única contra a covid-19. Ao todo, 207 milhões de doses foram distribuídas aos estados e ao Distrito Federal.

Mas apesar deste número, a preocupação é com pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. No Brasil, cerca de 8,5 milhões de pessoas estão atrasadas para tomar a segunda dose de imunizantes. O alerta é para os riscos das pessoas não completarem o ciclo vacinal.

O número de atrasados corresponde a 16% dos brasileiros que completaram o ciclo. Na avaliação por estados, os que têm mais pessoas em atraso são, na ordem, São Paulo, com 1,69 milhão; Rio de Janeiro, com 1,06 milhão; e Minas Gerais, com 1,02 milhão.

Segunda dose é fundamental

Especialistas e autoridades do setor de saúde consideram fundamental a conclusão do ciclo vacinal, uma vez que apenas a primeira dose de imunizante não garante proteção adequada contra o vírus, especialmente com a disseminação da variante Delta.

Um estudo de feito por instituições de pesquisa e universidades inglesas, publicado no periódico científico New England Journal of Medicine no dia 12 deste mês, trata da eficácia de vacinas contra as variantes Alfa e Delta. Segundo a publicação, a eficácia da vacina da AstraZeneca na variante Alfa foi de 48,7% com a primeira dose e de 74,5%. com a segunda. Já, quando analisada a dinâmica do imunizante com a variante Delta, a eficácia foi de 30% com a primeira dose e de 67%, com a segunda.

Mortes e casos

Nesta sexta-feira, o Brasil registrou mais 925 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta sexta-feira (20) 573.658 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias permaneceu em 821. Assim, os números revelam estabilidade, mas com tendência de queda. A variação foi de 10%.

Já a média móvel de casos voltou a ficar acima da marca de 30 mil, após uma semana com valores inferiores. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 20.528.027 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 34.013 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 30.046 diagnósticos por dia.

Com informações da Agência Brasil

LEIA TAMBÉM

Alerta! Vacinas contra a Covid-19 diminuem a eficácia contra a variante delta

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios