CulturaJundiaí

Biblioteca de Jundiaí realiza programação no Mês da Consciência Negra

Homenagens serão feitas durante a 5ª edição da ZumbiTECA

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, que acontece no dia 20 de novembro, a Biblioteca Municipal “Professor Nelson Foot (BNF)”, em Jundiaí, promove uma programação especial e gratuita para celebrar o tema. Ela irá ocorrer durante a 5ª edição da ZumbiTECA – Mostra Afro da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot.

Neste ano, o homenageado será o escritor jundiaiense Lucas Menóhgrafia, poeta slammer (que participa de batalhas de poesias).  Ele publicou o livro póstumo intitulado “Um dia o poeta morre, mas a poesia vive”, lançado em 2021. A cerimônia de abertura acontece no dia 29 de novembro, às 19h30, no auditório da biblioteca.

A exposição pode ser visitada até o dia 11 de dezembro, na Área de Exposições da BNF. No dia 11 de dezembro (sábado), das 9h às 13h, no estacionamento da Argos e na biblioteca, será promovido o encerramento da ZumbiTECA, com o SARAU, com a demonstração de uma “Batalha de Rimas” e apresentação de movimentos culturais com a presença de slammers, DJs, hip hop, grafite e apoio ao movimento skatista.

Até 25 de novembro, na Área de Exposições da biblioteca, acontece a Mostra de Caricaturas de Escritores, do artista Paulo Trilho. São 30 escritores da literatura universal, representados pelo traço do cartunista. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Programação online

Na programação online, a Biblioteca Nelson Foot oferece diversidade:

No dia 13 de novembro, o podcast “Falando de Livros” traz um bate-papo com Alexandre Re, músico, apresentador de TV e autor do livro “O poder está contigo”. O acesso é pelo aplicativo Spotify.

O Leiturinha em Casa traz, no dia 18 de novembro, “O Pássaro-da-chuva”, de Monique Bermond, adaptada e contada pela servidora Rosa Maria de Almeida. O acesso é pela página do Facebook da BNF.

O Leitura em Foco apresenta, em novembro, uma seleção de obras do autor brasileiro Lima Barreto, neto de escravos e filho de pais livres, nascido no dia 13 de maio de 1881, exatamente sete anos antes da Lei Áurea colocar um fim à escravidão. Em suas obras é possível ver o tema da escravidão a partir de sua própria experiência.

As indicações literárias do mês seguem a programação especial em celebração ao mês da Consciência Negra, com obras de escritores negros que podem ser conferidos no site da biblioteca.

LEIA TAMBÉM

Jundiaí abre inscrições para o Conselho de Defesa e Bem-Estar Animal

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios