CulturaEducaçãoJundiaí

Rede de ensino de Jundiaí vai seguir com ensino de língua italiana

Convênio foi renovado e os alunos contarão com aulas de italiano

Jundiaí tem raízes e foi desenvolvida graças aos imigrantes italianos. Por isso a aula de língua italiana é presente na rede municipal de ensino. E a prefeitura tratou de renovar o convênio para garantir que o ensino do idioma permaneça.

Nesta segunda-feira (8) o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), o cônsul geral da Itália em São Paulo, Felippo La Rosa, e a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, assinaram, a renovação do convênio. Ela faz parte das ações do programa Escola Inovadora.

A iniciativa em parceria com o Consulado Italiano de São Paulo envolve a capacitação dos professores que atuam em 16 escolas onde o idioma é ensinado para um grupo de mil alunos do Ensino Fundamental (a partir dos 6 anos).

“A inserção do terceiro idioma é muito importante, pois cria mecanismos no desenvolvimento cognitivo das crianças.  Além disso, é um preparo dos profissionais que vão estar no mercado de trabalho no futuro. A administração pública municipal tem grande papel na educação do cidadão, tanto que é a área com maior investimento do orçamento municipal. Entendemos a educação como base de tudo”, lembrou Luiz Fernando.

Importância do idioma

O cônsul Felippo enfatizou sobre a importância de novas aprendizagens. “São ações que colaboram na empregabilidade com foco no futuro das crianças. Essas crianças estarão preparadas para competir no mercado de trabalho com profissionais inclusive de outros países. Parcerias só se iniciam e se mantêm quando há seriedade, o que encontramos em Jundiaí”, comentou.

Vastí avaliou sobre os ganhos educacionais e culturais para as crianças. “O movimento de ampliar a aprendizagem de outro idioma e de cultura de outro país é muito importante, principalmente quando tratamos da Itália, um país que tem relação histórica com a nossa cidade. As crianças são potentes, aprendem o novo idioma e compartilham com outros estudantes”, comentou a gestora de Educação.

A Escola Inovadora tem entre seus diferenciais, além do italiano, o ensino da língua inglesa ofertado às crianças a partir dos 4 anos de idade. Durante o encontro, ainda, foi abordada a intenção de ampliar o acesso ao italiano nas escolas municipais.

LEIA TAMBÉM

Biblioteca de Jundiaí realiza programação no Mês da Consciência Negra

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios