JundiaíTransportes

Jundiaí conta com ônibus com ar condicionado

Além de conforto, a ideia é também dar proteção ao passageiro, principalmente com o calor do verão

O verão está chegando e se tem uma coisa que quem precisa de ônibus não aguenta é aturar o forte calor. Mas este cenário vai acabar porque a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), apresentou 20 ônibus equipados com ar condicionado. A apresentação ocorreu neste sábado e a tendência é que eles comecem a apurar de maneira gradual.

Segundo a administração, os veículos seminovos foram adquiridos pelas concessionárias e entrarão em operação gradualmente, a partir de segunda-feira (15). O investimento faz parte das ações do Programa Mobilidade Total para a melhoria do transporte público na cidade. O objetivo de dar um serviço de mais qualidade e conforto para o usuário.

Além dos 20 veículos incorporados à frota, retornam à circulação mais quatro ônibus articulados que estavam fora de operação desde o início da pandemia. Eles vão operar na nova linha 943, que fará a ligação expressa entre o Terminal Eloy Chaves e o Terminal Central.

Mudança no transporte

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi dá detalhes da importância da chegada dos novos veículos. “Os veículos que chegam para compor a frota trazem mais qualidade para o usuário. Eles contam com tecnologia embarcada para o pagamento de suas passagens com cartão de crédito ou débito e quatro câmeras de segurança instaladas em cada veículo”, declara.

“Jundiaí tem lutado para incluir o transporte público na agenda do governo federal. Pois é preciso olhar para essa política pública de maneira coordenada com os governos federal, estaduais e municipais. Porque são milhares de pessoas, todos os dias que se utilizam desses serviços para se deslocar no dia a dia. A Prefeitura de Jundiaí banca um volume significativo de recursos para pagar o subsídio para o transporte público funcionar e o passageiro pagar uma passagem mais barata”, detalha.

“Mas se o governo federal isentar de impostos federais, que são os mais pesados, o óleo diesel, pneus e outros insumos, o preço da passagem pode ser reduzido para o usuário. Estamos trabalhando para melhorar esses serviços em Jundiaí, com maior previsibilidade de tempo para o passageiro fazer sua viagem, conforto e segurança”, completa.

Testes

O gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, recorda que a nova linha 943 integra um teste já alinhado às propostas do Plano de Mobilidade Urbana. “Com o plano, poderemos pensar em alternativas para fluxo de veículos e em investimentos para a abertura de mais ciclovias e na abertura de mais espaços e estímulos à caminhabilidade. Além disso, outros benefícios podem chegar”, explica. “A longo deste ano, a UGMT também fez a revitalização da cobertura de todos os terminais urbanos de Jundiaí.”

O vice-prefeito, Gustavo Martinelli, salienta que os novos veículos vão agregar mais qualidade para passageiro. “A entrega é importante, os novos ônibus têm ar condicionado e oferecem mais comodidade, conforto e mobilidade. Sabemos dos desafios, mas estamos trabalhando para atender às solicitações recebidas”.

Os ônibus semi-novos adquiridos foram fabricados em 2019 e têm modelo 2020. Todos receberam revitalização e contam com acessibilidade para pessoas com deficiência. A frota de ônibus de Jundiaí tem, em média, cinco anos e dois meses.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Jundiaí esclarece fake news sobre radar móvel

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios