Polícia

PF realiza operação contra tráfico internacional de cocaína

Em parceria com a Europol e Receita Federal, já foram apreendidos mais de R$ 50 milhões em bens

Na manhã dessa quinta-feira (18), a Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou a Operação Calvary. O objetivo é desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína. A ação acontece simultaneamente em seis estados. Ao todo 150 policiais e oito servidores da Receita Federal estão envolvidos.

As investigações ocorrem desde 2021, e apurou que o tráfico de cocaína ocorria especificamente por via transoceânica, a partir da cidade de São Sebastião. Ao todo tem sido cumprido 36 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária e sete mandados de interdição de atividades econômica. A operação ocorre em São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal de São Paulo e englobam, ainda, o sequestro de 28 bens imóveis, diversos veículos e valores custodiados em contas bancárias de 53 pessoas físicas e jurídicas (incluindo contas abertas em Portugal e na Bélgica).

Também foi determinado o sequestro de um navio de longo curso, o qual pertence ao grupo criminoso investigado. Ele seria utilizado no transporte transoceânico de cocaína. Também foi determinada a interdição da atividade de uma rede de postos de combustível no Estado da Bahia. Ao todo, estima-se que os bens apreendidos e sequestrados durante a investigação superam R$ 50 milhões.

Início

As investigações tiveram início em janeiro de 2021 e revelaram a existência de organização criminosa com atuação em remessas de cocaína para Europa. O  meio transporte era preferencialmente por embarcações transoceânicas. O grupo articulou a exportação de 2.700 quilos de cocaína, em outubro de 2020, a partir do Porto de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, utilizando o navio denominado UNISPIRIT. O destino final da droga era a cidade de Cadiz, na Espanha.

No entanto, parte da droga acabou apreendida no Brasil (1.500kg), durante fiscalização conjunta da PF e RFB, e a outra parte na Espanha (1.200kg), após comunicação da PF às autoridades policiais daquele país e atuação da Europol.

A operação foi batizada de “Calvary” em alusão ao cemitério no qual Don Corleone, do filme “O Poderoso Chefão I”, foi sepultado, conquanto o líder da organização criminosa é chamado pelos demais integrantes do grupo de “Don”, em referência ao personagem.

LEIA TAMBÉM

Polícia Federal cumpre mandados na Cidade de Santos

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios