MundoSaúde

Crianças são vacinadas contra a Covid-19 em Portugal

Imunização é para evitar a proliferação da variante da ômicron

Enquanto a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos é motivo de polêmica no Brasil, Portugal começou, neste sábado (18), a imunizar este público. Assim como outros países da Europa, o principal objetivo é garantir a proteção contra a variante ômicron da doença.

Portugal tem 60 mil crianças, ou cerca de 9,3% do total de 640 mil de menores desta faixa etária, inscritas para receber a primeira dose do imunizante pediátrico da Pfizer. Eles serão vacinados já a partir deste fim de semana. Nessa sexta-feira (17), o primeiro-ministro António Costa explicou que o avanço do novo coronavírus foi mais forte “entre as crianças não vacinadas e seus pais”.

Com 88,9% da sua população de 10,3 milhões de inoculada, Portugal tem a segunda maior taxa de vacinação do mundo, depois dos Emirados Árabes Unidos, segundo a base de dados “Our World in Data”.

Cenário

Em paralelo, mais de 2,2 milhões de doses de reforço foram aplicadas, dando maior proteção a 80% das pessoas com mais de 80 anos. Já 70% daquelas na faixa de 65 a 79 anos estão imunizadas. Os dados foram, informados pela ministra da Saúde, Marta Temido.

Apesar desses níveis de imunização, o governo restabeleceu diversas medidas de controle sanitário desde o início de dezembro. Entre elas o uso da máscara, certificado de vacinação e testes de detecção.

LEIA TAMBÉM

Queiroga afirma que decisão da vacina em crianças só sai em janeiro

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios