Tablets melhoram o aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino de Jundiaí
Iniciativa da Escola Inovadora visa trazer a inovação por meio da tecnologia
A tecnologia virou uma aliada essencial para desenvolver o aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino de Jundiaí. Tudo graças aos tablets do Programa Escola Inovadora, que colaboram com o desenvolvimento de atividades do ensino híbrido.
De acordo com a administração, o uso dos tablets chega para aprimorar a educação de boa qualidade oferecida pela Unidade de Gestão de Educação nas escolas da rede municipal. “Jundiaí investe na educação. Somente para este ano letivo foram mais de R$ 12 milhões aplicados em tecnologias educacionais. Tudo para que os estudantes da rede municipal de ensino possam, desde pequenos, trabalhar habilidades que serão importantes em seu desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).
O programa “Estudo é Tudo!” foi criado pela Unidade de Gestão de Educação em 2021, quando percebeu-se os impactos na aprendizagem dos estudantes do 3º ao 5º ano das escolas municipais. O programa traz um conjunto de ações de recuperação para a garantia de qualidade de ensino e do direito de aprender para as crianças da rede municipal de ensino.
Na EMEB Pedro de Oliveira, as aulas da professora Bruna Gusmão já contam com o uso dos tablets. “Usamos a tecnologia para que os estudantes possam avançar e conseguir potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Os equipamentos e aplicativos ampliam a possibilidade das crianças se tornarem protagonistas desse processo, o que facilita e faz um link com o conteúdo da aula. Usamos jogos, por exemplo, que ajudam no desenvolvimento, uma vez que é da realidade e interesse deles. Além disso, vai facilitar o engajamento dentro da sala de aula e possibilitar que os alunos queiram saber e aprender mais”, comentou a docente.
O investimento
Somente em tablets, a Unidade de Educação fez o investimento de R$ 2,2 milhões. São 2.530 unidades destinadas para o programa Estudo é Tudo!, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para estudantes de 3º e 5º ano, inscritos no programa do Governo Federal Auxílio Brasil. Para o Estudo é Tudo! foram entregues 410 tablets, em 23 escolas do Ensino Fundamental que contam com o programa.
“Nossos meninos e meninas do Estudo é Tudo!, contam com um programa especial para a recuperaçao das defasagens de alfabetização. Agora também têm à disposição as tecnologias educacionais, que deixam a aprendizagem bastante interativa, lúdica e que despertam o interesse das crianças que estão totalmente conectadas à tecnologia no mundo” lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
LEIA TAMBÉM
Programa Bilíngue da Escola Inovadora de Jundiaí é referência no ensino aos alunos