Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Esporte

Times que investem em análise de dados ganham em competitividade, comenta especialista no setor

Thiago Silveira, que possui uma consultoria especializada em análise de dados para o futebol, conta sobre esta área que tem sido cada vez mais determinante para os bons resultados dentro de campo

O terceiro episódio da série “Fora de Campo: Futebol na Prática”, produzida pela Fundação Estudar, conta com a participação de Thiago Silveira, fundador da Owl Stats, uma consultoria britânica de análise de desempenho. O especialista traz informações importantes para aqueles que desejam ingressar neste mercado dentro do universo futebolístico. O vídeo vai ao ar nesta terça-feira (6) e pode ser assistido aqui.

Foi-se o tempo em que o futebol era apenas treino, tática e preleção sobre o adversário. Atualmente, a análise aprofundada dos rivais e, sobretudo dos atletas, tem sido fundamental para um resultado melhor dentro de campo. Não é à toa que, cada vez mais, times do mundo inteiro investem em departamentos e profissionais dedicados a destrinchar números e possibilidades para munir o treinador com informações precisas sobre o que pode acontecer dentro das quatro linhas e como seus jogadores podem ser melhores aproveitados diante de cada cenário de jogo.

É neste sentido que Thiago conta como a análise de desempenho tem sido determinante para o sucesso dentro de campo. “O futebol tem sido pensado cada vez mais de forma analítica. O analista tem que ter o conhecimento muito amplo de todo o mercado e ficar de olho nos talentos que são monitorados, de forma que possam trazer retornos esportivos e financeiros para os clubes”, destaca o especialista que também presta consultoria para a diretoria Financeira do Sport Club Corinthians Paulista. 

Ele ressalta ainda que as métricas são grandes aliadas e, quando bem aplicadas, podem resultar em ganho de produtividade para o time. “Clubes menores deveriam dar mais valor ainda aos números do que os grandes, porque a margem de competitividade que o time ganha é maior. Os dados dão poder de decisão mais apurado para que seja possível ir ao mercado e selecionar jogadores que realmente irão ajudar a equipe. 

A série já conta com dois episódios no ar. O primeiro teve a participação de Ricardo Dias, especialista em Marketing, co-founder da Adventures e membro do conselho consultivo do Cruzeiro. Já o segundo, trouxe a médica Bruno Bosco, que atua com medicina esportiva na base do futebol feminino do São Paulo Futebol Clube e é sócia-fundadora do “Nossas Docas Medicina Esportiva”.

Além destes três episódios, a série ainda contará com depoimentos de Júlia Vergueiro, empreendedora e sócio fundadora da Nossa Arena e a sócia-presidente do Pelado Real FC, escolinha dedicada exclusivamente a formar jogadoras; Eduardo David Formado em Marketing pela ESPM e coordenador do projeto Embaixadas e Consulados do Flamengo, e Wesley Melo, diretor Financeiro do Sport Club Corinthians Paulista.

VEJA TAMBÉM: Lesões no futebol: tecnologia ajuda a otimizar performance de atletas com mais segurança, explica médica do esporte do SPFC

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios