Pelo sexto ano consecutivo, a Finlândia é eleita como o país mais feliz do mundo, de acordo com um relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil ficou no 49º posição, uma forte queda frente ao 38° lugar do ano passado.
Como critérios utilizados para medir o nível de felicidade nas avaliações incluem Produto Interno Bruto (PIB) per capita, saúde e expectativa de vida, apoio social, liberdade de escolha, generosidade e percepção de corrupção, segundo o relatório.
Ainda segundo o relatório, os “países mais felizes se mostram resilientes apesar de crises sobrepostas”, com médias globais durante os anos de pandemia de Covid-19 de 2020 a 2022 tão altas quanto as dos três anos anteriores.
Dinamarca e Islândia são o segundo e terceiro colocado, mas a surpresa da lista foi Israel, que subiu cinco posições e se estabeleceu em quarto lugar.
Líbano e Afeganistão ficaram em último lugar, enquanto a Lituânia, que subiu mais de 30 posições desde 2017, está entre os mais felizes, ocupando agora, o 20º lugar.
VEJA TAMBÉM: Brasil começa a aplicar a vacina contra a Mpox