CelebridadesEsporte

O legado deixado pelo, ídolo, Ayrton Senna.

Senna, uma figura muito influente, tanto dentro das pistas quanto fora delas

 Nascido no dia 21 de Março de 1960, na Zona Norte de São Paulo, Ayrton Senna da Silva começou a correr atrás dos seus sonhos cedo. Logo aos 13 anos de idade, Senna já competia oficialmente, mas foi só aos 17 que o piloto teve sua primeira conquista. Desde já, Senna, o futuro ídolo, era muito dedicado, passava horas treinando para obter grande sucesso e o esforço logo foi recompensado. Aos 21 anos, Senna conquistava seu primeiro título internacional e seguiu por mais dois anos disputando competições menores, até que em 1984, o piloto é contratado pela Toleman, disputando assim, sua primeira temporada de Fórmula 1.

Primeira temporada na F1.

Senna no GP de Mônaco pela Toleman.
Senna no GP de Mônaco pela Toleman.
Créditos: Divulgação

 Em sua primeira temporada, Senna começou a pontuar apenas no terceiro GP, realizado na África do Sul. Apesar de passar dificuldades no restante do ano, mais uma vez o piloto provou que a força de vontade é muito importante quando se trata de de sonhos. Foi no GP de Mônaco que o ídolo brasileiro impressionou o mundo pela primeira vez. Mesmo possuindo um carro com estrutura muito inferior em relação a alguns adversários, o piloto estava na primeira colocação quando a corrida foi paralisada devido a uma grande chuva. Porém, ele não saiu vitorioso, já que não completou uma volta na liderança, portanto o vencedor do GP foi Alain Prost, que mais tarde seria um grande rival de Senna.

Ida para a Lotus em busca de oportunidade.

 Em 1985, Senna se transferiu de equipe, em busca de melhores condições para competir, o brasileiro foi contratado para a Lotus, onde ficou até 1987. A passagem do piloto pela equipe foi marcada por promessas e decepções, a expectativa era muito alta, mas com instabilidades no carro, o ídolo teve dificuldades em terminar as temporadas em posições melhores. Com isso, em 1988, o piloto troca novamente de equipe e assina com a McLaren.

McLaren, uma equipe vitoriosa.

 Em sua nova equipe, Senna passa novamente por dificuldades. Apesar de ter conquistado o título mundial em sua primeira temporada pela McLaren, no ano seguinte, o piloto brasileiro passou a ter rixas com seu companheiro de equipe, Alain Prost. O campeonato de 1989 foi decidido após uma colisão entre Senna e o francês. Prost levou a melhor e se consagrou campeão. Já na temporada de 1990, novamente uma colisão entre os dois veio a decidir o campeonato. Agora com o francês na Ferrari, Senna foi vencedor e conquistou seu segundo título mundial. No ano seguinte, o ídolo brasileiro conquistou seu tricampeonato, porém posteriormente, a diferença de motor McLaren para equipes rivais passou a atrapalhar o desempenho de Senna, que se juntou a Willians no ano de 1994.

Ayrton Senna com a bandeira do Brasil após ganhar uma corrida.
Ayrton Senna com a bandeira do Brasil após ganhar uma corrida.
Créditos: Divulgação

A Tragédia

 Logo no início, Senna já demonstrava que não estava feliz com seu novo carro. Até que em sua terceira corrida, ocorreu a tragédia que paralisou o mundo. Na curva de Tamburello, no GP de San Marino, o piloto brasileiro perdeu o controle do carro e colidiu fortemente com o muro, foi um baque total a todos que estavam assistindo a prova. Assim que Senna foi declarado morto, as homenagens já começaram a serem feitas. O automobilismo perdia um dos maiores competidores de sua história, um ídolo para tantos outros pilotos, exemplo de dedicação extrema naquilo que amava. 

Legado dentro das pistas.

 Claramente, o legado que Senna deixou no esporte é muito impactante, os carros se modificaram após sua morte, trazendo assim maior segurança aos pilotos. A pista de Interlagos, onde é disputado o GP do Brasil, possui uma curva chamada de “S do Senna”. Dessa forma, a maioria dos pilotos das novas gerações se espelham na vontade e inteligência que o brasileiro apresentava. 

Um ídolo fora do esporte.

 Apesar de ser mais influente dentro das pistas, Senna deixou um imenso legado fora delas. O piloto brasileiro é responsável pela criação da empresa tecnológica “Senna” e do personagem “Senninha”. Além disso, boa parte da herança do ídolo foi disponibilizada para a criação do Instituto Ayrton Senna. O piloto sempre demonstrou muito carinho por crianças e esse projeto é destinado a ajudar jovens que não possuem boas condições financeiras.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna.
Créditos: Divulgação

 Ayrton Senna vai ser para sempre lembrado, seu legado é imenso e impossível de ser esquecido. Uma história linda de ser espelhada por todos aqueles que desejam uma carreira de sucesso, seja em qual ramo for. Senna é um ídolo mundial e por sempre ter mantido sua essência e valores faz com que sua imagem cresça ainda mais, já que foi um homem de um ótimo coração e lotado de boas intenções.

LEIA TAMBÉM

Gabriel Leone viverá Ayrton Senna na minissérie de ficção da Netflix

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo