Esporte

Filipe Toledo vence etapa de Bells Beach e lidera a Liga Mundial de Surfe

Brasileiro superou o australiano Callum Robson

O brasileiro Filipe Toledo conseguiu uma bela façanha na Liga Mundial de Surfe (WSL) neste domingo (17). Ele disputou a etapa de Bells Beach, superou o australiano Callum Robson e de quebra se tornou o novo líder da competição após quatro etapas disputadas.

Bells Beach é uma das provas mais tradicionais da WSL e Filipinho bateu na trave em 2019. Mas neste ano, ele enfim faturou o troféu do sininho. Além disso, a conquista também teve um sabor especial, já que um dia antes, ele completou 27 anos de vida. E comentou o “presente”.

“Cara, é o melhor sentimento do mundo. Melhor presente de aniversário da vida. Que presente! Não posso reclamar. Obrigado a todos!”, comemorou Toledo, em entrevista à WSL.

O caminho

No caminho até a decisão, Filipinho fez uma “final antecipada” nas quartas, no dia em que completou 27 anos, contra John John Florence. Ele venceu o bicampeão mundial e seu algoz na decisão de Bells de 2019 por 16,40 a 14,76, tirando uma nota 9,63. Nas semis, além de derrotar o australiano Ethan Ewing por 10,73 a 4,10, Toledo também superou o mar de Bells, que praticamente ficou “flat”, e “fabricou” suas notas acertando aéreos em ondas pequenas.

Toledo chegou em sua segunda final seguida na temporada como grande favorito contra o novato Callum Robson, que superou Jack Robinson no duelo australiano da outra semi. Depois de bater na trave em 2019 contra o havaiano John John Florence, ele não deu chances para o adversário dessa vez. Vale destacar que, em 2020 e em 2021, a etapa australiana foi cancelada por conta da pandemia do Covid-19.

A final

Filipe Toledo e Callum Robson abriram a decisão pegando uma série com duas boas ondas na bancada de Rincon, que virou a melhor opção para os surfistas com o swell perdendo força em Bells Beach. Filipinho acertou uma sequência de rasgadas e batidas até a beira e abriu a disputa com a nota 6. Já o australiano conseguiu uma onda um pouco maior, mas acabou caindo na última manobra e tirou 5,17 dos juízes.

O brasileiro começou a soltar mais o seu surfe progressivo na segunda onda. Depois de acertar uma sequência de manobras de borda, Filipinho finalizou com um aéreo alley-oop, seguido de um reverse: nota 8,17, com 14,17 no total. Quando Robson diminuiu a vantagem do brasileiro ao tirar um 7,77, Toledo respondeu de imediato melhorando sua segunda nota para 6,57, ficando 14,74 a 12,94 no placar.

Precisando de um 6,98 para virar, o australiano perdeu a prioridade ao cair de uma manobra no meio de uma onda da série, a 5 minutos do fim. Faltando 1 minuto, Callum foi para o tudo ou nada em uma onda menor, arriscou um aéreo e caiu novamente. Depois disso, o australiano só teve tempo de voltar para o fundo, dar os parabéns e um abraço em Filipinho na contagem regressiva para o fim da bateria.

LEIA TAMBÉM

The Flash deve acabar na temporada 9 após saída de atores

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo