Coordenado pela secretaria de Turismo e Cultura, o novo atrativo, além de fomentar e disseminar a arte e a cultura no município, tem o compromisso de salvaguardar o acervo artístico da cidade. O conjunto de obras que a instituição abriga é constituído, principalmente, por produções de artistas olimpienses. Mas, em sua grande parte, proveniente dos conhecidos Salões de Arte, Salões de Inverno e Salões de Pinturas e Artes Folclóricas. Ambos, integravam a programação do Festival de Folclore.
Além do acervo, a Pinacoteca receberá diferentes mostras e exposições, com apoio da Associação Olimpiense dos Artistas Plásticos (OLIART), Associação Olimpiense de Cultura “Zeca Scura” (AOLC) e a Associação dos Artistas Olimpienses (Olimpiarte). Assim, atuando como um importante espaço das mais diversas produções artísticas.
EXPOSIÇÃO MIRTIS MORAES
A Pinacoteca apresenta também, a exposição de peças da artista plástica Mirtis Moraes. Por meio das esculturas, Mirtis eterniza os marcantes movimentos da música, da dança, do amor, da filosofia, do cinema e do teatro. Tudo no universo tridimensional com figurativo humano em movimento, em materiais no bronze, alumínio e mármore.