
Todos os dias centenas de denúncia de golpes são comunicados em redes sociais. Entre as vítimas mais comuns estão os idosos. Sendo abordado pela internet, através de mensagem de texto cada vez mais elaboradas.
Esse tipo de crime são mais difíceis de serem combatidos, por diversas razões, diz o delegado seccional de polícia de Barretos, Haroldo Chaud.
Um deles, segundo o delegado, é que os golpes envolvem muitos detalhes. ‘O criminoso está em um determinado estado, longe da vítima. O DDD do telefone que ele usa é de outro. A conta bancária que ele utiliza é de um outro local. Tudo isso dificulta a investigação’, diz.
Mas o chefe da Polícia Civil na região explica que este panorama pode estar mudando. ‘Até uns anos atrás, os bancos não colaboravam espontaneamente com a polícia, só nos dando informações a respeito das contas para onde o dinheiro era transferido, após determinação da Justiça, o que dificultava muito o rastreio, mas hoje, as instituições estão colaborando mais, até bloqueando contas provisoriamente facilitando nosso trabalho, até que possamos ser socorridos pela Justiça’, explica.
VEJA TAMBÉM: VÍDEO – Idoso é resgatado pela Polícia Militar ao ficar perdido em área de mata