Cultura

Natal: Dia de celebrar Jesus Cristo e exercer o nascimento interior

Festa especial dos cristãos remete a reflexão da comunhão, alegria e de amparar o próximo

Domingo, 25 de dezembro, a data que traz alegria, união, presentes e opção vasta de comes e bebes chegou. O Natal tem estes significados e todo mundo gosta. Mas ela tem um significado mais importante de tudo isto: o nascimento de Jesus Cristo. E para os cristãos, sejam eles católicos, evangélicos e de outras denominações ligadas ao cristianismo, a data remete a uma reflexão especial, principalmente para ajudar pessoas mais vulneráveis, seja na questão econômica, social ou na parte psicológica.

Para entender melhor o contexto do significado do Natal e a importância de celebrar e vivenciar a data em busca da mudança de valores, a Rede Noticiaz escutou dois líderes religiosos ligados ao cristianismo.

Padre Cláudio Scherer, do Santuário Diocesano São Judas Tadeu, de Santos, Litoral de São Paulo, explica o significado do Natal e a figura de Jesus Cristo. “o Natal é uma festa cristã, onde se celebra o nascimento de Jesus. Ele é o salvador do mundo, para nos tirar dos pecados e fazer homens e mulheres novos. É o mistério da encarnação do próprio Deus na natureza humana. Ou seja, quem nos criou veio à Terra, se fez homem para salvar a criatura que perdeu na ganância, orgulho e arrogância. Este é um mistério amoroso, já que o maior se fez menor para que possamos viver ao amor e tirar a arrogância, o pecado, e o egoísmo.”

Já o Pastor Samuel, da Igreja Batista Peniel, de Santos, enaltece a importância do Natal como forma de emanar humildade e amor. “O Natal é uma das festas mais lindas do ano, onde se celebra o nascimento de Jesus. Ele nasceu com a promessa de ser o nosso Rei , que traria paz, amor mais tbm ao nascer em uma manjedoura Ele mostrou sua humildade. O papel como Rei não era mostrar riquezas materiais, mas sim riquezas que o mundo não tem: paz interior e humildade no coração”.

Como viver o Natal?

Padre Cláudio questiona a atual maneira de viver o Natal da sociedade. Para ele, o lado financeiro tem sido superior ao lado espiritual e humano.

“A nossa sociedade vai vivendo de uma maneira supérflua com presente, Papai Noel e família. Fazem a festa de algo light, mas o Natal deve servir de uma maneira no que as pessoas podem ser melhores e tratar de mudar de vida. Seria um ‘nascimento do estilo de vida’ e dar uma doação ao próximo e ter humildade.”

Já Pastor Samuel conta que para que o Natal seja vivido é necessário que Jesus nasça em cada um. “O mundo com seu nascimento ganhou a oportunidade de viver novos nascimentos, nova fé, nova esperança de dias melhores, a humildade e a verdadeira paz. Maria, José e Jesus representam a verdadeira família onde a união, paz, amor humildade e perdão. Cada família deve abrir a porta do seu coração pra receber esse Jesus”.

Ano Novo

Os dois líderes religiosos deixam uma mensagem especial para o ano de 2023. Juntos, esperam uma humanidade mais justa, de paz, começando pelas famílias.

“O Ano Novo tem um simbolismo de mudança, de projeto de vida e isto nos anima. O ano precisa de fato ser “novo”, começando pelo Natal. Se a pessoa fez uma boa festa natalina e o início de uma transformação, ela certamente terá um bom Ano Novo. Mas se continua com os vícios e sentimentos ruins, nada vai mudar. Só há mudança de cada um ocorrer, o próximo ano será ainda melhor”, conta Padre Cláudio.

“É necessário deixar Jesus entrar para ceiar com todos, que ele habite em seu lar, porque a maior satisfação Dele e estar nos lares trazendo paz, alegria, amor, compaixão, união e perdão. Não somente no Natal, mas que em 2023 Ele possa ser o centro de seu lar, do seu coração”, desejam os pastores Samuel e Claudia.

LEIA TAMBÉM

Confira o Abre e Fecha da Prefeitura de Jundiaí para o Natal e Ano Novo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo