BarretosSaúde

Covid-19: Secretaria da Saúde mantém esquema de imunização e alerta para as doses de reforço e vacinação infantil

A aplicação de determinadas vacinas é feita por escala para evitar desperdício. Reforço está disponível de segunda a sexta-feira em todas as unidades

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aplica vacinas contra a Covid-19 e outras doenças de segunda a sexta-feira.
O secretário municipal de Saúde, Mussa Calil Neto, enfatiza a importância das doses de reforço. “A gente viu que muitas pessoas se preocuparam em tomar vacina quando vivíamos uma situação bem crítica da doença, mas depois caiu no esquecimento. A vacina é muito importante, em especial, para evitar que a pessoa que contrair o vírus tenha sintomas graves. Para manter essa proteção, é necessário tomar a terceira e a quarta doses se já faz quatro meses que você recebeu a última”, salienta.
Doses Adicionais
Para aplicação das doses adicionais, a Pfizer está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de segunda, dia 16, a sexta-feira, dia 20, das 8 às 16h. Também para a segunda dose das pessoas a partir de 12 anos que tenham recebido Pfizer na primeira.
Pfizer, AstraZeneca e Coronavac podem ser usadas para aplicação das doses de reforço, conforme estoque de cada UBS ou USF. Devem procurar um posto de vacinação para receber doses adicionais:
– (terceira dose) todos a partir de 12 anos que tenham recebido a segunda dose há 4 meses ou mais;
– (quarta dose) todos a partir de 18 anos que tenham recebido a terceira dose há 4 meses ou mais;
– (quarta dose) pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos, conforme especificação do Ministério da Saúde e comprovação médica.
– (quinta dose) pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos, conforme especificação do Ministério da Saúde e comprovação médica.
Otimização de doses
Com o objetivo de evitar desperdício, levando em conta que, depois que um frasco é aberto, as doses que sobram precisam ser descartadas no dia seguinte, a pasta mantém as seguintes estratégias de escalonamento:
 
AstraZeneca
As pessoas que receberam na primeira dose a vacina AstraZeneca há 56 dias ou mais e ainda não tomaram a segunda dose: no momento de recebê-la, devem se dirigir à UBS América, UBS Barretos II, USF Pimenta, USF São Francisco ou USF CSU, que aplicam essa vacina de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.
Coronavac
Todas as crianças de 3 a 11 anos podem receber a primeira dose da Coronavac. Todas as pessoas a partir de 3 anos que tomaram a primeira dose da Coronavac há 28 dias ou mais e ainda não receberam a segunda, devem tomá-la. Todas as pessoas que já estejam em momento de receber dose adicional podem tomar a Coronavac.
A vacina Coronavac é aplicada, das 8 às 16h, às:
– Segundas-feiras: USF Spina / UBS Marília;
– Terças-feiras: UBS Barretos 2 / USF CSU / USF Derby Club
– Quartas-feiras: UBS Pimenta / USF Nova Barretos
– Quintas-feiras: USF Christiano Carvalho / USF Los Angeles / USF Ibirapuera
– Sextas-feiras: UBS América / USF São Francisco / USF Cecapinha
– Também está disponível no ARE I (Postão) às quartas-feiras das 8 às 12h.
Pfizer pediátrica
 Pais ou responsáveis por crianças de 5 a 11 anos que receberam a primeira dose da vacina Pfizer pediátrica há 56 dias ou mais devem entrar em contato com a UBS ou USF mais próxima de sua residência e deixar o nome da criança na lista de próximos vacinados.
Pfizer baby
A aplicação da segunda dose da vacina Pfizer baby para as crianças de 6 meses a 2 anos de idade que tenham comorbidades (conforme lista de doenças definida pelo Ministério da Saúde), deficiência permanente ou imunossuprimidas é feita no ARE I (Postão) às quartas-feiras, das 8 às 12h. Já podem receber a segunda as crianças que completaram quatro semanas da primeira. O esquema vacinal da Pfizer baby requer três dose; a terceira dose será de 4 a 8 semanas após a segunda.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo