A Prefeitura de Guarujá decidiu antecipar os pagamentos dos benefícios sociais para os 265 moradores que ficaram desabrigados após as fortes chuvas que atingiram a cidade. A medida foi anunciada após o Governo Federal autorizar o pagamento, de forma unificada, para o dia 20 de março.
De acordo com o município, os beneficiários poderão sacar o valor do Bolsa Família sem precisar esperar o dia previsto no calendário, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS). Haverá também a antecipação do pagamento dos benefícios de prestação previdenciária e assistencial (Pensão, Aposentadoria, BPC/LOAS).
As pessoas interessadas em receber a antecipação deverão manifestar o interesse no banco em que já recebem o benefício. O período para aderir ao adiantamento será de 17 a 20 março.
De acordo com a Prefeitura de Guarujá, a medida será extremamente importante para que as famílias afetadas possam recompor suas casas e recomeçar suas vidas.
Famílias
Os moradores que ficaram desabrigados permanecem divididos entre dois alojamentos temporários disponibilizados pela prefeitura. As vítimas foram abrigadas nas unidades municipais no domingo (19), e não ainda não há uma previsão de quando deverão voltar para as casas delas.
A administração municipal afirmou que, ao todo, são 125 famílias desalojadas. Elas foram divididas em alojamentos montados na Escola Municipal Benedita Blac, no Jardim Umuarama, e no Centro Esportivo Duque de Caxias, no Tejereba.
Entre os desalojados, segundo a prefeitura, estão: 74 crianças, 75 mulheres e 73 homens. “Os munícipes recebem acolhimento seguro, alimentação, higienização, roupas limpas, referenciamento social [proteção social básica] e cadastro”, explicou a prefeitura, em nota.
LEIA TAMBÉM
50 toneladas de alimentos já foram doados as vítimas das chuvas no Litoral Norte