Por que comer chocolate pode fazer com que surja cravos e espinhas?
Veja dicas de como prevenir a pele e deixá-la saudável e bela
A Páscoa já está na área e com ela, muita gente consome chocolate, especialmente os ovos de Páscoa. Só que comer demais o chocolate, pode fazer com que surjam os cravos e espinhas, que são um incômodo para a beleza e a saúde. Os motivos variam por conta do excesso de oleosidade ou alterações hormonais.
“Embora não haja evidências conclusivas de que o chocolate cause acne, estudos sugerem que o consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura pode contribuir para o aparecimento de espinhas”, conta a Dra. Paula Tavares Colpas1, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e consultora médica da TheraSkin.
A médica esclarece que o chocolate é rico em gorduras saturadas, que podem obstruir os poros da pele, aumentando a produção de sebo e favorecendo o surgimento de cravos e espinhas.
Recomendação
Para evitar o aparecimento de espinhas e acne durante a Páscoa, a dermatologista recomenda alguns cuidados simples, como reduzir o consumo de açúcar e chocolate, manter a pele limpa e hidratada e usar produtos específicos para o cuidado da pele oleosa. Além disso, é importante manter uma dieta equilibrada e saudável, rica em vitaminas e nutrientes que ajudem a manter a saúde da pele. “Aqueles que não abrem mão de um docinho, podem optar pelo consumo do chocolate amargo, que apresenta uma maior ação antioxidante e um menor efeito comedogênico2“, conta a dermatologista.
A farmacêutica brasileira TheraSkin conta com uma linha completa de produtos que atuam na prevenção e tratamento de cravos e espinhas. Um deles é o Papuless Gel Antiacne, formulação aquosa a base de Niacinamida pura, que ajuda a diminuir a oleosidade e atua na melhora da textura e uniformidade da pele. O Sabonete Theracne promove a limpeza suave, sem agredir a pele.
Já o Theracne Gel Esfoliante Facial promove uma esfoliação multifuncional: estimula a renovação celular, remove e previne cravos e suaviza a pele, complementando os cuidados rotineiros e necessários com a limpeza da pele oleosa e acneica.
“É importante lembrar que cada caso de acne é único e pode requerer tratamentos específicos. A consulta com um dermatologista é fundamental para a indicação dos produtos e tratamentos mais adequados para cada paciente”, ressalta Paula.
A moderação é a chave para uma dieta saudável e equilibrada, e o cuidado com a pele é uma parte importante da manutenção da saúde e da beleza.
LEIA TAMBÉM
O que abre e fecha em Jundiaí durante o feriado da semana santa