Meio AmbienteSantos

Canais de Santos passam por análise de verificação de poluentes

Por meio do estudo será possível buscar medidas para evitar a poluição nas praias

Os canais de Santos estão sendo alvos de fiscalização e estudo desde a segunda-feira (10). A análise tem como grande objetivo coletar amostras para identificar as fontes de poluição que contamina as praias da cidade. Ao longo de 2022, mais da metade do ano houveram registros de praias impróprias para o banho.

Importante lembrar que o surgimento dos canais em Santos, foi com o propósito de suprir a necessidade de drenagem e concentram a água da chuva. Com essa prática de análise e eliminação dos agentes poluidores, deve haver uma melhora na qualidade ambiental das águas.

Uma parte do Programa Detecta é em parceria com a Sabesp e tem o intuito de melhorar a qualidade da água dos canais e a balneabilidade das praias, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

O pente-fino será feito nas redes de drenagem de todos os canais da cidade, mas tiveram início pelo Canal 3 que, conforme estudos realizados pela prefeitura, é um dos pontos mais sensíveis à poluição junto aos canais 2 e 4.

Após a coleta de amostras, caso seja encontrada a presença de contaminação na água dos canais, um corante para identificar a origem será aplicado. De acordo com a bióloga Débora Mandaji, responsável pelo Detecta, o trabalho será contínuo até que seja feita uma “curva” de contaminação.

O pente-fino deve levar à notificação de moradores que eventualmente possam ser responsáveis pela contaminação, assim como vistorias em imóveis que precisam de manutenção na rede de esgoto.

Por último, um tipo de fumaça será aplicada na rede de drenagem com o objetivo de encontrar alterações no sistema, como rachaduras ou obstruções. Ela é inserida na instalação de esgoto para identificar onde ele está sendo despejado.

Reparos serão feitos para que o esgoto seja despejado no local apropriado. Dessa forma, a especialista acredita que seja possível eliminar a poluição nos canais.

Praias de Santos

A preocupação com a poluição presente nos canais também é relacionada à qualidade da água nas praias da cidade, já que a estrutura de escoamento deságua no mar.

Dados publicados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que faz análises semanais da água, revelaram que das 364 amostras coletadas em sete praias, 246 foram consideradas inadequadas, o que representa 67,5% do total avaliado.

As praias do Boqueirão, próxima ao canal 3, e do Gonzaga, na altura do canal 2, que estão entre as mais frequentadas da cidade, foram as que apresentaram maior índice negativo nas análises.

LEIA TAMBÉM

Mais de 60 cidades do Maranhão estão em estado de emergência em razão das chuvas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo