Moradias provisórias de São Sebastião começam a receber os desabrigados
As vítimas do temporal de fevereiro poderão permanecer na Vila da Passagem até as construções das moradias definitivas


As famílias desabrigadas após as chuvas devastadoras em São Sebastião começam a fazer uma nova mudança nesta quinta-feira (4). Agora eles serão levados para moradias provisórias, também chamadas de Vilas de Passagem e segundo o Governo de São Paulo, os moradores estarão abrigados até a conclusão das obras de moradias definitivas.
As primeiras 72 moradias provisórias estavam previstas inicialmente para o fim de abril, mas sofreu atraso de alguns dias para conclusão de serviços, como ligação de água e energia e a chegada de doações de mobiliário para os imóveis.
Segundo a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) nesta primeira etapa serão entregues 12 unidades habitacionais. A previsão é que as famílias passem a ocupar os imóveis a partir da manhã desta quinta.
As primeiras moradias provisórias ficam em um terreno na Rua das Mangueiras, na Topolândia. Na sequência, outras 72 serão construídas na Avenida Prof. Machado Rosa, no mesmo bairro.
Os imóveis são casas pré-montadas de madeira e tem em torno de 18 m², com quarto, sala e cozinha integrados e banheiro. Em caso de famílias mais volumosas, o governo irá disponibilizar duas casas.
Obras das moradias definitivas
De acordo com o Governo de São Paulo estão sendo feitas as construções de 704 moradias definitivas na Costa Sul de São Sebastião. As obras acontecem em terrenos em Maresias e no bairro Baleia Verde.
No bairro Baleia Verde estão previstas 518 unidades habitacionais em uma área de 39,3 mil metros quadrados. Já em Maresias serão outras 186 moradias. A previsão é concluir as obras em seis meses.
Uma tecnologia modular chamada ‘wood frame’ será utilizada para comprimir o tempo de construção, que envolve implantação de infraestrutura, estabelecimento das fundações das edificações e construção das lajes.
LEIA TAMBÉM
Primeiras 500 casas populares para desabrigados de São Sebastião são anunciadas