Travessia de balsas é interditada para obras no Litoral Sul
Não há previsão para o serviço ser retomado


Mais um problema para os motoristas que precisam utilizar a travessia de balsas entre e Iguape e Jureia, no Litoral Sul. Depois de uma embarcação estar no conserto e ter deixado as pessoas sem poderem atravessar nas últimas semanas, agora o local vai passar por obras.
A interdição começou na madrugada desta quarta-feira (9), mas segundo o Departamento Hidroviário, elas ainda não começaram e ainda não há uma previsão para que as construções estejam concluídas. Assim, os pedestres e ciclistas poderão realizar a travessia por meio das lanchas. Mas os carros e caminhões não poderão acessar este transporte.
A empresa explica que a interdição não foi programada e foi definida após vistoria técnica do DH. O Departamento já deu início ao processo de contratação da obra e atua para concluir os trabalhos no menor tempo possível.
No dia 1 de dezembro, a travessia de balsas entre Iguape e a Juréia ficou paralisada por cerca nove horas e o serviço também foi operado por lanchas para o transporte emergencial dos moradores. Na ocasião, a empresa informou que interrompeu o funcionamento por problemas técnicos.
Resposta da Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Iguape disse que foi comunicada pelo Departamento Hidroviário de que problemas constatados em trapiche da travessia por balsa da Barra do Ribeira deveriam acarretar na paralisação total da travessia a qualquer momento.
O DH aguarda laudo técnico conclusivo sendo elaborado e as providências a serem adotadas e tempo necessário para a promoção dos reparos que se impõem. Em princípio, tempo não inferior a trinta dias, segundo estimado, na condição de contratação emergencial de empresa para tanto.
A Prefeitura de Iguape disse que está cobrando o DH uma posição clara e oficial, de modo a informar e nortear os moradores da Barra do Ribeira, ademais da necessidade de contratação pelo DH de transporte substitutivo para os deslocamentos dos moradores e atendimentos de urgência, tanto mais com a proximidade dos festejos de fim de ano (e a despeito da pandemia).
A Prefeitura de Iguape ainda disse que está agindo de forma a estabelecer um plano de emergência para a limpeza pública e coleta de lixo, com a travessia imediata de coletora para prestar serviços no bairro antes da eventual paralisação total da travessia, como ainda a destinação de máquina e caminhão, que permaneçam a serviço do bairro enquanto perdurar a situação. Novas informações serão transmitidas pela Prefeitura de Iguape, na medida em que recebidas oficialmente.
Leia também