A celebração do Dia das Mães como a conhecemos hoje em dia se popularizou nos Estados Unidos em 1914, mas a sua origem remonta à Grécia e à Roma Antiga. Os cultos em adoração às divindades que representavam as mães se realizavam nas festas primaveris gregas e romanas, e algumas dessas divindades eram as deusas Reia e Cibele.
Com o passar do tempo, a celebração foi crescendo e se tornou uma das datas comemorativas mais importantes em todo o mundo. Na Inglaterra, no século XVII, surgiu o Mothering Day, em que os operários tinham um dia de folga para visitar suas mães no quarto domingo da Quaresma.
No início do século XX, nos Estados Unidos, a celebração ganhou maior visibilidade graças aos esforços de Anna Jarvis, que havia perdido sua mãe, Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905. Ann Maria Reeves Jarvis valorizava as mulheres que exerciam a maternidade e fundou o Mothers Day Work Clubs em 1858, que realizava campanhas em prol das mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil.
Depois que a mãe de Anna Jarvis faleceu, ela iniciou uma campanha para demostrar a importância da figura materna na sociedade, o que culminou na oficialização do Dia das Mães nos Estados Unidos em 1914 pelo presidente Woodrow Wilson. A data se popularizou pelo mundo, mas Anna Jarvis ficou bastante desapontada ao perceber que a celebração havia se tornado comercial.
Início no Brasil
No Brasil, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio, assim como nos Estados Unidos, Japão e Itália. A data foi oficializada em 1932, no governo de Getúlio Vargas, embora tenha sido comemorada pela primeira vez em 1918 por iniciativa da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Mais tarde, em 1947, o Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara determinou que o dia fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica.
O Dia das Mães é uma data muito popular e comemorada de diversas maneiras no Brasil, incluindo eventos especiais e atividades escolares. Embora tenha se tornado comercial, a sua essência é a de homenagear todas as mães e celebrar a sua presença na sociedade.
VEJA TAMBÉM: Vídeo – Homem tenta pegar bicho de pelúcia em máquina e se surpreende com animal