CubatãoEducação

Greve dos profissionais da limpeza nas escolas municipais de Cubatão provoca suspensão de aulas

Prefeitura encerrou o contrato com a empresa responsável da limpeza

As escolas municipais de Cubatão estão com um sério problema, em razão da falta de limpeza. Isto porque os profissionais decidiram entrar em greve nesta semana e a Prefeitura encerrou o contrato com a Safe, empresa responsável pelo serviço de limpeza nas escolas municipais. Por conta disso, as aulas foram suspensas nas unidades escolares nesta quinta (11) e sexta-feira (12).

Por meio de nota, a Administração Municipal informou que realizará uma contratação emergencial para suprir o serviço de limpeza. Sendo assim, a previsão é que as aulas retornem no início da próxima semana.

Os profissionais paralisaram as atividades, nesta quinta-feira, pela falta de pagamentos de abril. Durante a tarde, em reunião, a Safe se comprometeu junto ao governo municipal a quitar os pagamentos já nesta sexta-feira, bem como iniciar o processo de rescisão trabalhista.

A prefeitura informou que os aproximadamente 200 funcionários da limpeza poderão ser reabsorvidos pela próxima empresa contratada.

Sindicato

Já a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação da Baixada Santista, Paloma dos Santos, informou que acompanha a situação. Ela contou que os trabalhadores foram contatados pela administração da Safe para tratar sobre a rescisão em uma reunião na sede da empresa nesta sexta-feira. “A gente vai estar acompanhando todo esse processo do que assinar ou não, para (os funcionários) tomarem cuidado”, ressalta.

Segundo Paloma, há alguns pontos de preocupação, como em relação aos trabalhadores que estão de férias e às mulheres gestantes. “A gente está acompanhando essas partes principais dos encargos sociais e também sobre a ida deles para essa nova empresa, até para que não fiquem desempregados e sem seus direitos”, finaliza.

A prefeitura emitiu um comunicado, nesta quarta-feira (10), dizendo que os dias 11 e 12 de maio não haverá aula, em razão da regularização da prestação de serviços de limpeza. Segundo a prefeitura, os respectivos dias de aulas serão repostos em 3 e 17 de junho.

Ainda de acordo com o documento, os professores e inspetores estão dispensados do cumprimento da carga horária, a qual será reposta nos dias acima citados, não havendo prejuízos em seus vencimentos.

LEIA TAMBÉM

Polícia Ambiental apreende 4 toneladas de pescado

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo