Meio AmbientePeruíbeSão Vicente

Lixo com material cancerígeno é descoberto em praias do Litoral de SP

De acordo com a ONG Ecomov, houve aumento de 300% da presença do material

As praias do Litoral de São Paulo estão em alerta com a poluição do mar. Se não bastasse a situação atual, com o lixo vindo das palafitas e dos canais, outro grave problema divulgado pela ONG Ecomov é que houve aumento de 300% no volume de lixo internacional encontrado. O dado é comparado com 2019 e nesta última coleta, realizada entre setembro de 2022 e maio de 2023, foram recolhidos 1,6 mil itens de origem estrangeira, incluindo material cancerígeno e corrosivo.

Segundo a ONG, o lixo foi coletado em São Vicente e Peruíbe e representam 75% do material internacional recolhido no litoral do estado.

Em São Vicente, a origem de lixos da China e Malásia predominaram, sendo respectivamente 40% chineses e 20% malaios. Também foram encontrados produtos da Turquia e Rússia.

Já em Peruíbe, os lixos vindos da China foram os mais presentes, o equivalente a 37% do material recolhido. Na cidade também foram achados produtos dos EUA, Suécia, Alemanha, Turquia, Malásia e Singapura.

A Ecomov explicou que os materiais recolhidos vão desde embalagens alimentares, itens de higiene pessoal e cosméticos, até produtos utilizados na limpeza e manutenção de porões, selantes, colas e produtos com metabissulfito, que segundo ele é altamente cancerígeno e corrosivo.

O primeiro registro e coleta de material com metabissulfito no Litoral de São Paulo foi em 2019. Mas a partir daí, em todos os anos novas embalagens com o produto foram encontradas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo