PolíticaSão Vicente

São Vicente conta com dois novos vereadores após recontagem dos votos

Wagner Cabeça e Eduardo Oliveira que foram eleitos em 2020, tiveram a contagem anulada

São Vicente passa a contar com dois novos vereadores. A decisão foi confirmada após a recontagem dos votos da eleição de 2020, realizada na sede da 177ª Zona Eleitoral.Com isso, Felipe Roma, o Rominha (PP) e Alfredo Moura (Pros) terão o direito de assumir uma cadeira no legislativo, após a conferência da prestação de contas.

A recontagem foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que anulou os votos dos vereadores Wagner Cabeça e Eduardo Oliveira, após um recurso especial de investigação judicial eleitoral, que apontava que houve violação à cota de gênero, do antigo Partido Social Liberal (PSL).

De acordo com o juiz eleitoral, Mario Roberto Negreiros Velloso, havia uma exigência do TSE. Parte das cotas dos partidos tinham que ser reservadas às mulheres. “O Tribunal entendeu que o partido usou candidatas “laranja”, que seriam apenas para compor a quantidade necessária na chapa e que não estariam participando efetivamente do pleito”.

Ainda segundo o juiz, com a comprovação, o TSE anulou os votos e uma nova contagem foi realizada. “O que fizemos foi a formalizada a decisão do Tribunal. Cumprimos a efetividade da decisão e em função da retirada dos vereadores. A recontagem nomeou os novos”, disse ele.

A autoridade proclamou eleito Felipe Roma, o Rominha (PP), com 2167 votos e Alfredo Moura (Pros), com 1819. Eles passarão pela fiscalização da prestação de contas. Se aprovadas, os dois tomam posse como membros do Legislativo.

Processo de recontagem

O processo digitalizado na sede do cartório durou cerca de 20 minutos. De acordo com a chefe do cartório, Cibele Nascimento Neri, o procedimento foi tranquilo e os eleitos já foram proclamados. “Encaminhamos o ofício e o relatório da totalização dos votos para Câmara dos Vereadores. Os dois novos vereadores serão empossados”, explicou.

A Câmara Municipal informou que foi comunicada formalmente pela Justiça Eleitoral. O órgão disse ainda que uma solenidade de posse ocorrerá nesta sexta-feira no Gabinete da Presidência.

LEIA TAMBÉM

TSE cassa o mandato de dois vereadores da cidade de São Vicente

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo