Fundador do grupo “Fundo de Quintal” morre aos 80 anos
O músico foi mais uma vítima da COVID-19
O sambista e um dos fundadores do grupo “Fundo de Quintal“, Ubirany, morreu nesta sexta-feira (11) aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Ele sofreu as complicações da COVID-19 e a informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da banda.
O músico chegou a ser internado na Casa São Bernardo, mas não resistiu à doença e veio a óbito durante a manhã. Ainda não se sabem as informações sobre onde vai ser o velório e o sepultamento dele. Os outros integrantes do grupo e diversos músicos lamentaram a perda.
O último trabalho de Ubirany e do “Fundo de Quintal” foi a gravação do DVD “Samba de Verão”, onde contava com a participação do também sambista Diogo Nogueira. O lançamento será em 2021.
História
O grupo surgiu em 1977, no Cacique de Ramos, um dos mais conhecidos e tradicionais blocos de carnaval do Rio, com ajuda da cantora Beth Carvalho. Em 1978, a cantora lançou “De pé no chão”, pela extinta gravadora RCA-Victor, com participação do grupo. Foi a partir daí que o grupo ganhou projeção nacional.
Em 2018, o grupo lançou um DVD para comemorar 40 anos de formação.
Leia o comunicado oficial do “Fundo de Quintal”
“É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, o ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade.
O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por COVID-19.
A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo”.
Leia também
Carrasco da Seleção Brasileira, Paolo Rossi, morre aos 64 anos