Governo confirma fenômeno maré vermelha no litoral de são paulo
Mariscos devem ser evitados
As análises das amostras de água do mar coletadas pela companhia ambiental do estado de são paulo – a cetesb – e pela defesa agropecuária detectaram altas concentrações de microalgas potencialmente tóxicas no litoral de são paulo, ou seja, a chegada do fenômeno maré vermelha foi confirmada.
As amostras deram positivas para as cidades de cananéia, peruíbe e praia grande, no litoral sul, e em são sebastião, no litoral norte.
Diante deste cenário, as coletas serão realizadas nas áreas de cultivo de moluscos bivalves do estado já na próxima semana, para avaliar se eles estão contaminados com a toxina. Vale lembrar que o governo de são paulo já havia entrado em alerta para o fenômeno.
Preventivamente, até que os novos resultados sejam conhecidos, a defesa agropecuária do estado recomenda evitar o comércio e o consumo de moluscos bivalves, provenientes do litoral paulista.
Essa microalga pode produzir uma toxina diarreica, que tende a se acumular em organismos marinhos filtradores, como mexilhões e ostras, podendo causar intoxicações alimentares quando consumidos.
As informações estão em uma nota técnica conjunta publicada hoje, no diário oficial do estado de são paulo.
Leia mais
Isaquias Queiroz conquista a prata em Paris 2024
Motorista de ônibus tem 40% do corpo queimado após coletivo ser incendiado em Peruíbe