Baleia jubarte é vista dando um mergulho no Canal do Porto de Santos
Autoridades fazem o monitoramento para evitar que o animal encalhe
Surpresa para quem estava região do canal de navegação do Porto de Santos. Uma baleia jubarte foi vista mergulhando pelo local. Isso fez com que autoridades ambientais e portuárias se mobilizassem para fazer um acompanhamento especial e evitem o risco de encalhe.
De acordo com o Instituto Gremar, a baleia foi vista por um rebocador por volta das 16h30, mas também por outras pessoas que relataram terem visto a baleia viva próxima à travessia de catraias entre Santos e Guarujá. O animal seguia em direção ao Canal de Bertioga, que é uma área de risco de encalhe.
Assim foi necessária a vinda da Polícia Militar Ambiental Marítima, que enviou uma equipe ao local. Além disso, a Santos Port Authority (SPA), a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), a Praticagem de Santos e também o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram avisadas.
Os policiais navegaram por vários pontos do Porto de Santos e do Canal de Bertioga. A baleia jubarte foi avistada próximo à Base Aérea de Santos, já em direção ao canal. A Polícia Marítima contou que o mamífero é um adulto da espécie jubarte, em excelentes condições natatórias e sem qualquer objeto preso ao corpo. Além disso, demonstrava estar saudável.
Operação para acompanhar a baleia jubarte
“O Ibama, a Autoridade Portuária, a Polícia Ambiental, a Dersa atenta, a Praticagem sob aviso e a Marinha, por meio da Capitania dos Portos, todos observando juntos [a baleia]. A condução foi feita na metodologia do som, acompanhando a baleia até a saída do canal”, explicou a agente federal Ana Angélica Alabarce, responsável pelo Ibama em Santos.
A ação durou até o início da noite quando, finalmente, o mamífero atravessou com segurança a região da travessia de balsas e seguiu em direção à baía de Santos.
Segundo a SPA, não houve necessidade de suspender a navegação no estuário. Nesta época do ano, é comum que as baleias jubarte, em busca de águas mais quentes para sua reprodução, apareçam no litoral paulista. Além disso, o órgão orienta que pequenas embarcações não tentem se aproximar da baleia nestes casos.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Polícia Ambiental resgata baleia jubarte na Baixada Santista