VÍDEO — Ex-delegado-geral de SP é executado a tiros em Praia Grande
Ruy Ferraz Fontes, 63 anos, foi alvo de criminosos enquanto dirigia; ele atuou por décadas no combate ao PCC

O ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, de 63 anos, foi assassinado na tarde desta segunda-feira (15) em Praia Grande, no litoral paulista. O carro em que ele estava foi alvejado por disparos de fuzil, perdeu o controle e colidiu contra um ônibus.
Fontes, que atualmente era secretário de Administração da prefeitura, não resistiu aos ferimentos. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Samu; nenhuma corre risco de morte.
Segundo a Polícia Civil, os criminosos incendiaram o veículo usado na fuga. A Rota, o COE e o Garra foram acionados, e uma força-tarefa foi criada para identificar os responsáveis.
Com mais de 40 anos de carreira, Ruy Ferraz Fontes foi delegado-geral entre 2019 e 2022 e era considerado um dos principais inimigos do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele participou de operações que resultaram no indiciamento e na prisão de líderes da facção, como Marcola.
O governador Tarcísio de Freitas classificou o crime como “uma ação covarde e planejada” e determinou prioridade máxima nas investigações. A principal linha de apuração é de execução ligada ao crime organizado.
LEIA MAIS
Sebrae abre processo seletivo com remuneração de até R$ 5 mil no interior de SP
Emmy 2025 consagra “Adolescência”, “The Pitt” e “O estúdio” como grandes vencedores