Transportes

CPTM quer ligar Santos ao interior de São Paulo em tempo recorde

Projeto de trem regional prevê trajeto de 223 km entre Santos e Cajati em pouco mais de duas horas, conectando o litoral ao Vale do Ribeira

Um novo projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) promete encurtar distâncias entre o litoral e o interior paulista. A proposta é criar uma linha regional que conecte Santos e a Baixada Santista até Cajati, no Vale do Ribeira, em um trajeto de 223 quilômetros. A viagem completa, no serviço expresso, deve durar cerca de 2h20.

O plano está na fase final de elaboração e prevê o aproveitamento e recuperação de vias férreas atualmente desativadas, ligando municípios como São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe, Miracatu, Registro e Jacupiranga. Ao todo, o traçado contará com 13 estações.

A CPTM estuda oferecer três modalidades de operação: um trem expresso entre Santos e Cajati, com paradas estratégicas; um trem parador entre Santos e Peruíbe; e outro parador entre Peruíbe e Cajati. O transporte de cargas também está previsto, com tempo estimado de três horas para o percurso total.

Em nota, a companhia informou que o levantamento topográfico aerofotogramétrico está em andamento e deve ser concluído ainda em 2025. A próxima etapa será o anteprojeto de engenharia, previsto para começar em dezembro, aguardando aprovação do Governo do Estado.

LEIA MAIS

Dois suspeitos morrem em troca de tiros com a polícia; terceiro continua foragido

SpidCup Encerra Temporada com Recordes, Velocidade Extrema e Arquibancadas Lotadas em Itatiba

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo