Fux solicita acesso a investigações envolvendo Jair Bolsonaro no STF
Ministro do STF analisa processos sigilosos sobre Jair Bolsonaro, incluindo inquéritos de Fake News e investigação da trama golpista


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou nesta quinta-feira (8) uma nova fase no caso do ex-presidente Jair Bolsonaro ao determinar que a secretaria do tribunal envie ao seu gabinete os processos sigilosos envolvendo investigações em andamento contra ele.

Fux solicitou a entrega de todos os volumes, anexos, apensos e mídias relacionados aos inquéritos que investigam tanto as Fake News quanto milícias digitais, além de uma trama golpista. Essa decisão surge em meio a uma ação proposta pelo Partido Progressistas (PP), que busca a anulação da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 2024 sob ordenação do ministro Alexandre de Moraes.
A referida operação deu início a investigações que culminaram na condenação de Bolsonaro e de seus aliados no contexto da trama golpista. Na petição apresentada pelo partido, assinada por advogados do ex-presidente, é arguido que Moraes autorizou as buscas e apreensões apenas com base em um pedido da PF, sem consulta prévia à Procuradoria-Geral da República (PGR).
O recurso do PP foi protocolado no STF em abril de 2024, mas estava sem movimentação até agora. Agora, após a análise dos processos solicitas, Fux se preparará para decidir sobre a solicitação de anulação feita pelo partido.



