Colômbia enfrenta onda de protestos em resposta ao governo de La Espriella
Protestos em várias cidades colombianas refletem a insatisfação popular com o governo de La Espriella e suas recentes políticas econômicas e sociais


O governo de Abelardo de la Espriella, que está à frente da Colômbia há apenas dois meses, confrontou nesta quarta-feira (14) uma expressiva onda de protestos que reflete a crescente insatisfação popular com sua gestão.

Em um clima de alta tensão política e social, manifestantes marcharam em diversas cidades, incluindo Bogotá, Cali, Medellín, Bucaramanga, Pereira e Riohacha. As multidões se uniram para contestar as diretrizes econômicas e de segurança do presidente, além de expressar preocupação com o aumento do custo de vida, a escalada da violência, o retrocesso em conquistas sociais e as tentativas de restringir o direito ao protesto.
A mobilização contou com a participação de sindicatos, coletivos estudantis, centrais sindicais e o Conselho Regional Indígena do Cauca (CRIC), formando uma aliança abrangente que reuniu desde educadores até comunidades indígenas. Essa ampla representação destacou a jornada de protesto, que não se limitou à capital, mas se espalhou por seis cidades do país.
Em Bogotá, a espera pela presença do ex-presidente Gustavo Petro e de lideranças progressistas reforçou a importância do evento. Os organizadores enfatizaram a natureza pacífica do protesto, em resposta às tentativas da administração de De la Espriella de deslegitimar as reivindicações da sociedade civil colombiana.
O gatilho para as manifestações foi o Decreto 1525, recém-assinado por De la Espriella, que estabelece diretrizes para a atuação das forças de segurança em manifestações, permitindo a dispersão de protestos considerados problemáticos. Essa medida gerou receios de repressão, levando autoridades locais a intensificarem a presença policial nas principais cidades.
A oposição enxergou nessa operação uma tentativa de cercear o direito de manifestação. Essa interpretação provocou um aumento da tensão em um dia que deveria ser uma expressão de descontentamento frente ao custo de vida e à desestruturação de programas sociais. O mal-estar não se restringe ao decreto; os grupos mobilizados questionam as decisões iniciais do governo, que, segundo eles, ameaçam conquistas sociais e ampliam o ônus sobre a população.
A Federação Colombiana de Educadores (Fecode) se posicionou em defesa da educação pública e dos direitos dos professores, pedindo investimentos na infraestrutura escolar danificada por desastres anteriores, como o terremoto que afetou o Vale do Cauca. Além disso, a entidade denunciou a estigmatização do sindicalismo docente.
Comunidades indígenas e camponesas também se opuseram aos megaprojetos e às políticas econômicas que comprometem seus territórios ancestrais, alertando que a administração de De la Espriella busca limitar sua autonomia.
A pauta econômica foi um dos principais motes das manifestações, com o aumento do custo de vida e políticas que corroem direitos adquiridos levando trabalhadores de diversos setores às ruas. Assim, os protestos na Colômbia se configuram como um importante embate social contra o Executivo, apenas dois meses após o início de seu governo. Centrais sindicais e movimentos populares destacam a luta pela defesa de conquistas históricas frente a uma agenda que consideram regressiva.
* É proibida a reprodução deste conteúdo



