Frente fria provoca tempestades e granizo no centro-sul do Brasil

Forte frente fria atinge o centro-sul do Brasil com chuvas intensas e risco de granizo afetam estados como Paraná, São Paulo e Minas Gerais

O fim de semana que se inicia nesta sexta-feira (23) traz previsão de chuvas fortes e até possibilidade de granizo em diversas regiões do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estados como o Paraná, o sul e o leste de Mato Grosso do Sul, São Paulo e o centro-sul de Minas Gerais estarão entre os mais afetados.

Uma área de baixa pressão, originada entre a Bolívia, Paraguai e o norte da Argentina, está se deslocando em direção ao Sudeste, o que favorece a formação de tempestades. Este fenômeno meteorológico deve afetar uma ampla zona, abrangendo desde o sul de Goiás até o extremo sul do Rio Grande do Sul, onde está vigente um aviso amarelo devido ao risco de tempestades.

No Sul do Brasil, a situação é ainda mais crítica: um aviso laranja foi emitido para áreas do centro-oeste e noroeste do Paraná, além do oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Nas capitais, as temperaturas oscilam entre 14 °C em Curitiba e podem chegar até 28 °C em Porto Alegre.

Na Região Sudeste, as chuvas também são esperadas: todos os estados registrarão temporais, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, e áreas do centro-sul do Espírito Santo e de Minas Gerais. A temperatura mínima em Belo Horizonte será de 16 °C, enquanto a máxima pode atingir 29 °C na mesma capital.

O Centro-Oeste não ficará de fora: a expectativa é de chuvas em quase toda a região, particularmente em Mato Grosso do Sul, onde o risco de granizo é real. Além disso, chuvas são esperadas no centro e sul de Goiás, bem como no sudeste e sul de Mato Grosso. Em Brasília, as temperaturas variarão entre 22 °C e 39 °C em Cuiabá.

Na Região Nordeste, a previsão é de tempo firme para a maior parte dos estados: exceto pela faixa litorânea da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, que podem ter chuvas isoladas. Em Salvador, a temperatura mínima será de 23 °C, enquanto em Teresina poderá alcançar até 40 °C.

No Norte do Brasil, um aviso amarelo também está em vigor: chuvas intensas são esperadas no Acre e no oeste do Amazonas. Outros estados, como Roraima, sudeste do Amazonas e sudoeste do Pará, também enfrentarão precipitações. Em Rio Branco, as temperaturas mínimas devem ser de 23 °C, subindo a até 38 °C em Palmas, no Tocantins.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo