Flávio reafirma sua inocência no caso da morte de Ana Clara
Flávio Bolsonaro defende inocência de policial acusado pela morte de Ana Clara durante debate, enquanto mãe da criança critica suas afirmações


Em um intenso debate transmitido pela TV Globo na noite de sexta-feira (23), os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) enfrentaram temas espinhosos relacionados à segurança pública. O embate, marcado por confrontos diretos, trouxe à tona questões sensíveis, entre elas o trágico caso da menina Ana Clara, que perdeu a vida em 2021 durante um tiroteio no Rio de Janeiro.
Durante a discussão, Lula questionou Flávio sobre seu apoio ao policial acusado pela morte da criança. O candidato do PL defendeu a inocência do cabo da Polícia Militar, enfatizando sua falta de julgamento e insistindo em descobrir a verdadeira autoria do disparo. “Eu quero saber quem foi o autor desse disparo, porque eu tenho a confiança que não foi esse policial. Ele sequer foi julgado ainda”, declarou Flávio.
No estúdio, a mãe de Ana Clara, Cristiane Gomes da Silva, assistia atenta. Emocionado, Flávio se dirigiu a ela mencionando a filha e expressou suas condolências. Entretanto, Cristiane, visivelmente abalada, refutou suas palavras, lembrando que a perícia da Polícia Civil não havia encontrado evidências de troca de tiros. “Ele não respondeu porque defendeu o assassino da minha filha. Ele inventou um confronto ali como o policial inventou no dia”, protestou a mãe.
Propostas para Segurança e Justiça
Após o desgastante momento, Flávio Bolsonaro reafirmou que, em um eventual governo, classificará organizações criminosas como narcoterroristas, e defendeu a proposta de redução da maioridade penal, sugerindo que seja diminuída de 18 para 16 anos, e para 14 anos em casos de crimes hediondos, como o estupro. Em resposta, Lula recordou datas e conexões de Flávio com milícias no Rio e reiterou sua intenção de criar um ministério específico para a Segurança Pública.
“Vou criar o ministério, fortalecer a Polícia Federal, fortalecer a Polícia Rodoviária Federal e acabar com essa bandidagem de miliciano e narcotráfico aqui no Rio de Janeiro e no Brasil inteiro”, prometeu Lula, visando restabelecer a ordem e a segurança no país.
Educação como Estrutura de Reformas
Os dois candidatos também tocaram na importância da educação, com Flávio apresentando sua proposta de investimento no ensino integral como uma forma de afastar crianças do crime. “Eu vou investir muito no ensino integral. Porque criança mais perto da escola é criança mais longe do crime”, anunciou Flávio, destacando a necessidade de programas com foco em habilidades técnicas.
Por sua vez, Lula fez questão de relembrar o programa Pé-de-Meia, que fornece incentivos financeiros aos estudantes do ensino médio público, e prometeu uma versão universitária do programa. “Eu tenho muito orgulho de participar do momento histórico desse país, em que a gente fez mais universidade, a gente fez mais instituto federal, a gente fez mais escola de tempo integral, a gente cuidou da educação como jamais tinha sido cuidado”, afirmou.



