Marinha começa operação no Litoral
Ação vai até 16 de março e visa garantir a segurança no mar


Começou a operação militar da Marinha do Brasil por todo o Litoral de São Paulo. O lançamento da “Operação Verão 2021” foi dada na sede da Capitania dos Portos de São Paulo, que fica no Porto de Santos. A meta é reduzir o número de acidentes de navegação e o foco serão as embarcações de esporte e recreio.
As ações da Marinha irão se resumir em orientar e fiscalizar os condutores com relação a habilitação, conferir a regularidade da documentação de registro das embarcações e verificar a existência e validade de itens de segurança e salvatagem, como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias e luzes de navegação.
Mas também haverá uso de etilômetros para coibir a navegação sob efeito de bebidas alcoólicas. Dados da Diretoria de Portos e Costas (DPC) mostram que cerca de 70% dos acidentes de navegação no Brasil envolveram estes dois tipos de embarcações nos últimos quatro verões.
Conforme a Marinha, as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e o esclarecimento das normas de segurança da navegação buscam garantir salvaguarda da vida humana, sem deixar de aplicar medidas rígidas contra as irregularidades constatadas.
Veja as recomendações para uma navegação segura:
- Estar atento e vigilante durante a navegação.
- Navegar a mais de 200 metros de distância da praia, respeitando os banhistas.
- Ter em mãos a habilitação e os documentos obrigatórios.
- Conduzir a embarcação com velocidade segura, porque isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.
- Fazer manutenção preventiva na embarcação.
- Não consumir bebidas alcoólicas quando for conduzir a embarcação.
- Conhecer bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegar no ‘escuro’.
- Conhecer a previsão do tempo antes de sair e ficar atento às possíveis mudanças.
- Prevenir incêndios na embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio, evitam grandes tragédias.
- Respeitar o limite de pessoas a bordo e garantir a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais é causada por esse descuido.
- Informar o plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao iate clube. Levar sempre um equipamento de comunicação para manter contato com terra firme.
- Calcular o consumo de combustível para ir e voltar. Fazer o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar, e um de reserva.
- Quando ancorado, não acionar motores ou movimentar a embarcação se tiver alguém por perto na água.
- Ter coletes salva-vidas para todos a bordo. O equipamento deve ser homologado pela Marinha do Brasil.
- Não poluir mares, rios e lagoas.
Leia também
Metralhadora é apreendida pela Polícia Militar