

Se durante o dia, ir à praia é uma boa dica de passeio, lazer, prática de atividades físicas e esportivas ou descanso, a noite o local tem gerado uma insegurança. Há semanas que parte da orla de Santos está sem iluminação e muitos tem evitado circular pelo trecho próximo da faixa de areia.
O problema da falta de energia elétrica nos postes de iluminação acontece no trecho das avenidas Vicente de Carvalho e Presidente Wilson, pelos bairros do Boqueirão, Gonzaga, Pompeia e José Menino. A consequência é que as atividades esportivas e físicas que ocorriam nestes locais deixaram de acontecer. O personal trainer Gabriel Quitério, que costuma trabalhar na orla do José Menino, disse ao Rede NoticiaZ que a falta de energia ocorre há pelo menos um mês.
“Boa parte de quem eu treinava deixou de praticar os exercícios porque não se sentem seguros. O medo é de serem abordados por moradores de rua ou criminosos”, conta. Nas redes sociais, já há um manifesto cobrando pela solução a este problema.
Os comerciantes dos quiosques também alegam terem sido prejudicados com a falta de luz na orla de Santos. Se não bastasse a pandemia ter diminuído o número de clientes, a baixa iluminação também fez a clientela cair. O funcionário de um quiosque do Canal 1, Seu Nelson, alega que o número de vendas diminuiu bastante porque os moradores e turistas tem ficado inseguros com esta situação.
A causa
Segundo contaram os comerciantes dos quiosques, o problema da falta de iluminação teria acontecido por conta de furtos de cabos de energia nos geradores. Eles dizem que a falta de luz na orla de Santos já acontece há pelo menos um mês.
O Rede NoticiaZ procurou a Guarda Municipal para falar sobre o assunto. A corporação confirmou que houve furto de cabos de energia na orla do José Menino. Mas em relação aos outros trechos da praia, os guardas ouvidos não souberam informar o que causou a falta de luz.
A Guarda Municipal tem sido a responsável por fazer as rondas no local, visando impedir qualquer ação suspeita. além disso, também tem marcado presença contra as aglomerações que os jovens realizam durante a noite e madrugada, com consumo de bebidas alcoólicas.
A Prefeitura de Santos foi procurada para responder sobre o problema da falta de luz e também de quando os reparos serão feitos. Mas até a publicação desta reportagem não houve resposta.
Veja os vídeos:
LEIA TAMBÉM
Apartamento pega fogo e prédio é evacuado em Santos