Ilha CompridaMeio Ambiente

Lobo-marinho resolve curtir a praia de Ilha Comprida

Animal foi flagrado descansando pelo local

Um lobo-marinho deu as caras em uma praia de Ilha Comprida. O animal aproveitou o local para ficar de boa na faixa de areia e dar um descanso. O mamífero não tinha ferimentos, mas ainda assim foi levado a um local sem a presença de pessoas ou animais.

Segundo o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), que atua dentro do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a equipe recebeu um acionamento a respeito de um lobo-marinho encalhado na Praia de Pedrinhas. A área chegou a ser isolada para garantir a segurança do animal.

Ele foi identificado pelo IPeC como um macho adulto da espécie lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) e estava bem fisicamente, sem lesões aparentes nas nadadeiras, corpo ou face. O mamífero foi avaliado externamente e, por estar forte e bem reativo, foi apenas levado para um local mais calmo da ilha, onde pôde continuar repousando.

Conforme esclarece o Instituto, os lobos-marinhos são visitantes comuns na região do litoral paulista nessa época do ano. Muitos dos que são avistados nas praias estão saudáveis e apenas descansando para continuar sua viagem. No entanto, a equipe já chegou a atender um mamífero dessa espécie que chegou bem à região e. Alguns dias depois, voltou para a praia já não tão bem.

Por isso, durante os monitoramentos, os agentes se manterão atentos. Só que caso o animal retorne para a praia, poderá ser encaminhado ao Centro de Reabilitação, caso seja avaliada necessidade de atendimento.

Atenção

O IPeC reforça que esses animais são extremamente fortes e costumam ficar agressivos quando se sentem ameaçados. Desta forma, a orientação é que a população mantenha uma distância segura e não tente alimentar esses animais, nem devolvê-los para a água.

Em casos de encalhes, a área onde o lobo-marinho estiver deve ser isolada, evitando aproximação de pessoas e animais de estimação. Os moradores devem acionar IPeC o mais rápido possível, pelos números (13) 3851-1779 ou 0800 642 3341 ou, ainda, pelo Whatsapp de acionamento, por meio do link disponível no perfil do Instagram do instituto.

LEIA TAMBÉM

Caçador de tesouros encontra possível meteoro em Bertioga

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo