Golfinho e tartaruga são encontrados mortos em praias da região
Os animais foram recolhidos por agentes do Instituto Gremar.
Um golfinho nariz-de-garrafa e uma tartaruga-cabeçuda foram encontrados mortos e encalhados em praias de Bertioga e de Guarujá nesta semana. Os animais foram recolhidos por agentes do Instituto Gremar na terça-feira.
O golfinho nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus), tinha aproximadamente 2,8 metros de comprimento, e foi encontrado na Praia da Enseada, em Bertioga.
Já a tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), foi vista pelos técnicos na faixa de areia da Praia das Astúrias, em Guarujá.
O Instituto Gremar adota, junto à coordenação do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) e à Petrobras, recomendações das autoridades de saúde devido à pandemia de covid-19. Para evitar o contágio pela doença.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones: 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.
Projeto de Monitoramento de Praias
O Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal. Das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.
LEIA TAMBÉM
Ilhabela completa 216 anos e comemora com shows online