BertiogaMeio Ambiente

Banhistas de praia de Bertioga encontram ‘dragão azul’

Molusco foi visto na faixa de areia e imagem repercutiu nas redes sociais

Uma surpresa e tanto para os banhistas que passavam por uma praia de Bertioga. Uma espécie de molusco, conhecida como ‘dragão azul’ foi vista na faixa de areia e a imagem dela foi parar nas redes sociais.

O caso ocorreu na praia de Riviera de São Lourenço e rapidamente repercutiram nas redes sociais. Apesar de curioso, todo cuidado é pouco com ele. Ele não pode ser tocado, já que pode soltar uma toxina que pode queimar a pele. Contudo, ele não é venenoso.

No dia do encontro, o tempo era frio e o mar estava de ressaca. Isto pode ter facilitada a vinda do ‘dragão azul’. Mas apesar da novidade, segundo especialistas, o molusco não é raro. Ele é visto com mais frequência em mares tropicais do Brasil, Austrália e da África.

A mestranda pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade, Gemany Caetano deu mais detalhes sobre a aparição dele. “Ele não apresenta muita mobilidade e também não apresenta natação ativa. Quando encalha, se a maré não alcançá-lo para levá-lo de volta, ele acaba morrendo ali”, afirma.

Ainda segundo a mestranda, por ser pequeno ele pode ser pisoteado na praia, ou até mesmo ficar camuflado em meio ao lixo. “Ele é muito frágil, pequeno e sensível. Por isso, é importante que não seja tocado”, diz. Além disso, há o risco de queimaduras em contato com animal, pois se alimenta de caravelas portuguesas.

“As caravelas das quais o dragão azul se alimenta possuem estruturas urticantes que são capturadas pelo nudibrânquio e utilizados para sua defesa. Caso as pessoas o encontrem, o ideal é que não toquem no animal, a fim de evitar qualquer acidente. É um animal que merece ser admirado”, finaliza.

LEIA TAMBÉM

Mulher é presa ao tentar embarcar com pau-brasil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo