EsporteGaragem AZ

GP da Itália: Ricciardo vence e dá primeira vitória da Mclaren desde 2012

Corrida ficou marcada pelo grave acidente envolvendo os líderes Verstappen e Hamilton

O Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 presenciou dois grandes momentos nesse domingo (12). O primeiro foi a importante e surpreendente vitória de Daniel Ricciardo. Ele não era cotado entre os favoritos a vencer, mesmo largando Ricciardoem segundo lugar. Além disso, quebrou o jejum de vitórias da McLaren, que já durava nove anos. O outro momento envolveu os líderes Max Verstappen e Lewis Hamilton. Os dois se envolveram em um grave acidente, mas sobreviveram.

Por sorte, o Halo do carro salvou Hamilton, que impediu que o carro de Verstappen o atingisse.

Tudo começou quando o holandês, que largou na pole position, foi superado já na primeira curva por Ricciardo, e viu sua vida ficar mais complicada ao despencar para a décima colocação após um pit stop desastroso de 11s na metade da corrida.

Ao cruzar a reta principal, encontrou-se com o rival da Mercedes no momento em que o heptacampeão deixava o pitlane após sua parada. Ao dividirem a primeira curva o carro da RBR passou por cima das lombadas e acabou subindo na Mercedes do britânico, jogando a dupla para fora da pista e decretando fim de prova para ambos.

Podia ser pior

Lewis Hamilton se disse grato pelo fato de o Halo ter evitado que a roda do carro de Max Verstappen exercesse uma pressão maior sobre sua cabeça e pescoço no acidente protagonizado pela dupla no GP da Itália, neste domingo, em Monza. Segundo o britânico, ele ainda foi atingido e sente dores, mas crê que sem a peça de proteção a situação poderia ter sido pior.

Honestamente me sinto abençoado hoje. Graças a Deus pelo Halo, pois, no fim das contas, salvou meu pescoço. Acho que nunca fui atingido na cabeça por um carro antes, o que me deixou um pouco assustado, porque não sei se viram nas imagens, mas minha cabeça foi muito para a frente. E eu estou no automobilismo há muito tempo, então muito grato por ainda estar aqui.

Caminho livre para Ricciardo

A batida entre Lewis Hamilton e Verstappen garantiu que o australiano, que alcançou a oitava vitória de sua carreira, lidaria com menos concorrência para manter a vantagem enquanto lidava com a pressão de Norris. Ainda assim, conseguiu manter a ponta até a bandeirada.

Ele chegou a oitava vitória na Fórmula 1, que não vencia desde o GP de Mônaco de 2018. A prova em Monza ainda teve a recuperação de Valtteri Bottas, que venceu a corrida classificatória no sábado mas largou em 20º por ter trocado o motor e vários componentes da unidade de potência.

O finlandês da Mercedes ganhou 16 punições e subiu ao terceiro posto, já que Sergio Pérez foi punido em 5s por ultrapassar os limites da pista numa manobra sobre Charles Leclerc. Outra surpresa foi a nona colocação de George Russell, que herdou mais dois pontos para a Williams.

Classificação

Como a batida de Verstappen também tirou Hamilton da prova, o holandês permaneceu em primeiro lugar no campeonato de pilotos com 226.5 pontos contra os 221.5 do rival. Bottas, em terceiro, anota 141. Por sua vez, a Mercedes ampliou a vantagem na liderança do Mundial de Equipes com o pódio do finlandês e passa a somar 362.5 pontos, 18 a mais que a RBR, vice-líder.

LEIA TAMBÉM

Palmeiras leva virada do time reserva do Flamengo e se distancia da ponta do Brasileirão

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo